Ministério da Saúde cria comitê para combater a varíola dos macacos
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (28) a criação de um comitê de emergência para intensificar o combate à varíola dos macacos. Em nota divulgada pelo Globo, a pasta informou que o Centro de Operação de Emergências (COE) entrará em vigor amanhã (29) para elaborar um plano de contingência do surto da doença no país....
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (28) a criação de um comitê de emergência para intensificar o combate à varíola dos macacos. Em nota divulgada pelo Globo, a pasta informou que o Centro de Operação de Emergências (COE) entrará em vigor amanhã (29) para elaborar um plano de contingência do surto da doença no país.
“O controle da varíola dos macacos é prioridade para o Ministério da Saúde, que realiza o constante monitoramento da situação epidemiológica para orientar ações de vigilância e resposta à doença no Brasil”, afirmou o ministério.
A criação do COE ocorre um dia após a Anvisa anunciar o próprio comitê técnico de combate à varíola dos macacos para acelerar o desenvolvimento de ações que envolvam pesquisas clínicas e autorização de vacinas e medicamentos.
O Brasil tem 978 casos da doença confirmados até o momento. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram o número de infecções.
No sábado (23), a OMS declarou a varíola dos macacos uma “emergência de saúde global”, obrigando as agências sanitárias do mundo a aumentar as medidas preventivas contra a doença.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)