Ministério da Cultura repudia tratamento dado pelo Grammy a Milton Nascimento
"A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira”, diz o Ministério
O Ministério da Cultura criticou, na terça-feira, 4 de janeiro, o tratamento dispensado ao cantor brasileiro Milton Nascimento durante a cerimônia do Grammy.
“O Ministério da Cultura manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro Milton Nascimento, na cerimônia do Grammy 2025.
A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira”, diz o Ministério.
Em sua declaração, o Ministério também destacou a importância de Milton Nascimento para a música brasileira e internacional, elogiando sua notável trajetória como compositor e intérprete.
A nota enfatiza que, independentemente das circunstâncias, o cantor continuará a ser celebrado e respeitado por seu vasto legado artístico.
A cantora Esperanza Spalding, que concorria na categoria de Melhor Álbum de Jazz Vocal ao lado de Nascimento, também expressou sua insatisfação com a situação.
Em uma publicação em sua conta no Instagram na manhã de segunda-feira, 3, ela lamentou a falta de consideração demonstrada pela premiação ao não permitir que Milton ocupasse um lugar entre os principais artistas da cerimônia. “Milton não pôde se sentar nas mesas para a cerimônia deste ano. Isso não me agradou”, escreveu.
“Milton + Esperanza”
Os dois músicos competiram juntos pelo Grammy com o álbum “Milton + Esperanza”, mas acabaram sendo superados por Samara Joy, vencedora com o disco “Portrait”.
Spalding enfatizou que seu descontentamento não se baseava apenas na derrota, mas sim no desrespeito implícito ao não reconhecer a relevância de Milton Nascimento como um ícone da música.
Como forma de protesto contra essa situação, Esperanza levou uma grande fotografia de Milton para o evento, na qual estava escrito: “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui!”. O cartaz foi visível em várias partes da transmissão do Grammy.
A cerimônia ocorreu na Crypto.com Arena em Los Angeles, Califórnia.
Milton Nascimento, aos 82 anos, fez uma viagem até a cidade para prestigiar a premiação. Recentemente aposentado dos palcos, ele revelou em entrevista ao The New York Times que este pode ser seu último álbum.
O cantor foi visto chegando à cerimônia ao lado de Esperanza, e um registro desse momento foi compartilhado em seu perfil no Instagram.
Leia mais: Milton Nascimento comenta situação constrangedora no Grammy
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)