Mercedes-AMG C63 S E Performance: Revolução e tradição no novo sedã híbrido

21.12.2025

logo-crusoe-new
O Antagonista

Mercedes-AMG C63 S E Performance: Revolução e tradição no novo sedã híbrido

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 26.08.2024 18:37 comentários
Brasil

Mercedes-AMG C63 S E Performance: Revolução e tradição no novo sedã híbrido

O Mercedes-AMG C63 S E Performance combina tecnologia de corrida com um novo trem de força híbrido

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 26.08.2024 18:37 comentários 0
Mercedes-AMG C63 S E Performance: Revolução e tradição no novo sedã híbrido
Foto: Mercedes/Divulgação

Desde 2008, a receita do Mercedes-AMG C63 sempre foi clara e objetiva: um motor V8 potente, tração traseira e desempenho brutal. Este conjunto formou uma legião de fãs apaixonados pelo modelo. No entanto, a Mercedes-Benz decidiu mudar a fórmula, apostando agora em um novo conjunto de tecnologias e performance.

A grande transformação começa no coração do carro: um motor 2.0 mais potente já colocado em um carro de produção. Este propulsor, conhecido como M139, é compartilhado com os modelos A45, CLA 45 e GLA 45, mas com melhorias significativas para atingir 476 cavalos e 55,5 kgfm de torque. Adicionalmente, o uso de um turbo com maior pressão e a ajuda de um motor elétrico garantem mais linearidade e torque em baixas rotações.

O novo motor do Mercedes-AMG C63 S E Performance

Vamos falar um pouco mais sobre o M139, o famoso motor 2.0 do Mercedes-AMG C63 S E Performance. Equipado com uma nova programação eletrônica e maior pressão no turbo, este motor é uma verdadeira obra de engenharia. No C63 S E Performance, a pressão no turbo é de incríveis 2.6 bar, diferente dos 2.2 bar nos outros modelos da família “A”. Mas a grande mágica está no eixo do turbo.

O motor elétrico conectado ao eixo do turbo garante que mesmo em baixas rotações, onde normalmente haveria pouca pressão dos gases das câmaras de combustão, o desempenho mantém-se linear e o torque é instantâneo. Este conjunto permite ao Mercedes atingir marcas impressionantes de desempenho e eficiência.

Qual a autonomia e capacidade da bateria?

A nova versão do Mercedes-AMG C63 é um híbrido plug-in, mas não espere uma longa autonomia apenas na energia elétrica. Com a carga total, o sedã pode rodar até 13 km apenas. A bateria possui uma capacidade de 6,1 kW e leva cerca de duas horas para ser completamente carregada. Além disso, o modelo oferece um sistema de regeneração de energia e oito modos de condução, variando do modo “Neve” até o “Sport+”.

Vale destacar que a missão principal da bateria é alimentar o motor elétrico de 204 cv, que conta com duas marchas. Essa configuração permite que o Mercedes escolha a melhor relação de engrenagens, mantendo o desempenho superior em diferentes velocidades. Assim, o sedã mantém um desempenho notável, mesmo em altas rotações.

Desempenho e tecnologia de ponta do Mercedes-AMG C63

Graças à tração integral 4Matic+, toda essa tecnologia coloca 680 cavalos e 104 kgfm de torque no asfalto. Isto empurra o Mercedes-AMG C63 até os 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 280 km/h. Todos esses números são ainda mais impressionantes considerando o peso de 2.165 kg do veículo.

No entanto, um dos aspectos mais curiosos deste novo modelo é a substituição do som inconfundível do V8. Agora, o sistema de áudio do carro sintetiza o som do motor a partir de microfones instalados no escape, usando o sistema de som interno para amplificação. Isso torna a experiência auditiva muito diferente da anterior.

Saudades do V8?

Embora o novo Mercedes-AMG C63 S E Performance seja o mais potente já produzido, os aficionados pelo tradicional V8 podem sentir falta do som clássico e da resposta visceral. Segundo Murilo Zanutto, especialista de produto da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil, esta mudança veio por causa das novas legislações de ruído e emissões. Portanto, a decisão foi inevitável, mas trouxe novos desafios e avanços tecnológicos.

Outro ponto interessante é a inserção do esterçamento no eixo traseiro, uma novidade para o C63. Dependendo da velocidade e do ângulo do volante, as rodas traseiras podem virar até 2,5 graus, ajudando na manobrabilidade e estabilidade em curvas fechadas e em alta velocidade.

Como os clientes vão reagir?

Esta mudança de paradigma na linha Mercedes-AMG C63 certamente despertará reações diversas entre os fãs da marca. Evandro Bastos, head de Produto da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, mencionou que as pesquisas com consumidores mostraram uma boa recepção ao novo modelo. Mesmo assim, resta ver como a combinação de um pequeno motor a combustão e propulsão elétrica será recebida pelos entusiastas.

O novo Mercedes-AMG C63 S E Performance chegou ao Brasil em julho de 2023, com valores que variam de R$ 906.900 a R$ 1.015.900 na edição F1, e traz consigo não apenas um salto tecnológico, mas também uma oportunidade de a Mercedes reescrever a história deste icônico sedã.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Eduardo Bolsonaro fala em “correr atrás de passaporte de apátrida”

Visualizar notícia
2

Brasil fica de fora de comunicado do Mercosul sobre Venezuela

Visualizar notícia
3

Mulher de Moraes registrou escritório no dia de ampliação da Magnitsky

Visualizar notícia
4

“Estavam lá como torcedores”, diz advogado sobre viagem com Toffoli

Visualizar notícia
5

EUA apreendem mais um petroleiro perto da costa da Venezuela

Visualizar notícia
6

Clinton nega envolvimento em caso Epstein e acusa Trump de desviar atenção

Visualizar notícia
7

TRF-1 amplia reparação a Dilma por perseguição na ditadura

Visualizar notícia
8

Dennys Xavier na Crusoé: O “skándalon” necessário

Visualizar notícia
9

16 arquivos do caso Jeffrey Epstein somem de site oficial

Visualizar notícia
10

Roberto Ellery na Crusoé: Descoordenação macroeconômica

Visualizar notícia
1

TRF-1 amplia reparação a Dilma por perseguição na ditadura

Visualizar notícia
2

Eduardo Bolsonaro fala em “correr atrás de passaporte de apátrida”

Visualizar notícia
3

“Estavam lá como torcedores”, diz advogado sobre viagem com Toffoli

Visualizar notícia
4

Jogo no STF vai além do impeachment

Visualizar notícia
5

França não consegue barrar acordo Mercosul–UE, diz Lula

Visualizar notícia
6

Brasil fica de fora de comunicado do Mercosul sobre Venezuela

Visualizar notícia
7

EUA apreendem mais um petroleiro perto da costa da Venezuela

Visualizar notícia
8

Mulher de Moraes registrou escritório no dia de ampliação da Magnitsky

Visualizar notícia
9

16 arquivos do caso Jeffrey Epstein somem de site oficial

Visualizar notícia
10

Venezuela anuncia apoio do Irã contra “terrorismo” dos EUA

Visualizar notícia
1

A violência que mora ao lado: feminicídio e agressões dentro dos condomínios

Visualizar notícia
2

Quaest: 49% acham que Flávio Bolsonaro manterá candidatura até o fim

Visualizar notícia
3

EUA interceptam terceiro petroleiro perto da costa da Venezuela

Visualizar notícia
4

Taylor Swift diz que teve sua vida salva por turnê mundial

Visualizar notícia
5

Médicos confirmam cirurgia de Bolsonaro

Visualizar notícia
6

María Corina agradece países do Mercosul que criticaram Maduro

Visualizar notícia
7

Premiê da Austrália é vaiado em vigília após ataque antissemita

Visualizar notícia
8

6 receitas ricas em proteína vegetal para o almoço

Visualizar notícia
9

Casa Branca defende apreensão de petroleiro perto da Venezuela

Visualizar notícia
10

Venezuela anuncia apoio do Irã contra “terrorismo” dos EUA

Visualizar notícia

Tags relacionadas

carros Mercedes-AMG C63 S E Performance Sedã híbrido
< Notícia Anterior

Amarjeet Sada: O serial killer mais novo do mundo de apenas 8 anos

26.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Petrobras dispara e leva Ibovespa a nova máxima histórica

26.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.