Mercedes-AMG C63 S E Performance: Revolução e tradição no novo sedã híbrido
O Mercedes-AMG C63 S E Performance combina tecnologia de corrida com um novo trem de força híbrido
Desde 2008, a receita do Mercedes-AMG C63 sempre foi clara e objetiva: um motor V8 potente, tração traseira e desempenho brutal. Este conjunto formou uma legião de fãs apaixonados pelo modelo. No entanto, a Mercedes-Benz decidiu mudar a fórmula, apostando agora em um novo conjunto de tecnologias e performance.
A grande transformação começa no coração do carro: um motor 2.0 mais potente já colocado em um carro de produção. Este propulsor, conhecido como M139, é compartilhado com os modelos A45, CLA 45 e GLA 45, mas com melhorias significativas para atingir 476 cavalos e 55,5 kgfm de torque. Adicionalmente, o uso de um turbo com maior pressão e a ajuda de um motor elétrico garantem mais linearidade e torque em baixas rotações.
O novo motor do Mercedes-AMG C63 S E Performance
Vamos falar um pouco mais sobre o M139, o famoso motor 2.0 do Mercedes-AMG C63 S E Performance. Equipado com uma nova programação eletrônica e maior pressão no turbo, este motor é uma verdadeira obra de engenharia. No C63 S E Performance, a pressão no turbo é de incríveis 2.6 bar, diferente dos 2.2 bar nos outros modelos da família “A”. Mas a grande mágica está no eixo do turbo.
O motor elétrico conectado ao eixo do turbo garante que mesmo em baixas rotações, onde normalmente haveria pouca pressão dos gases das câmaras de combustão, o desempenho mantém-se linear e o torque é instantâneo. Este conjunto permite ao Mercedes atingir marcas impressionantes de desempenho e eficiência.
Qual a autonomia e capacidade da bateria?
A nova versão do Mercedes-AMG C63 é um híbrido plug-in, mas não espere uma longa autonomia apenas na energia elétrica. Com a carga total, o sedã pode rodar até 13 km apenas. A bateria possui uma capacidade de 6,1 kW e leva cerca de duas horas para ser completamente carregada. Além disso, o modelo oferece um sistema de regeneração de energia e oito modos de condução, variando do modo “Neve” até o “Sport+”.
Vale destacar que a missão principal da bateria é alimentar o motor elétrico de 204 cv, que conta com duas marchas. Essa configuração permite que o Mercedes escolha a melhor relação de engrenagens, mantendo o desempenho superior em diferentes velocidades. Assim, o sedã mantém um desempenho notável, mesmo em altas rotações.
Desempenho e tecnologia de ponta do Mercedes-AMG C63
Graças à tração integral 4Matic+, toda essa tecnologia coloca 680 cavalos e 104 kgfm de torque no asfalto. Isto empurra o Mercedes-AMG C63 até os 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 280 km/h. Todos esses números são ainda mais impressionantes considerando o peso de 2.165 kg do veículo.
No entanto, um dos aspectos mais curiosos deste novo modelo é a substituição do som inconfundível do V8. Agora, o sistema de áudio do carro sintetiza o som do motor a partir de microfones instalados no escape, usando o sistema de som interno para amplificação. Isso torna a experiência auditiva muito diferente da anterior.
Saudades do V8?
Embora o novo Mercedes-AMG C63 S E Performance seja o mais potente já produzido, os aficionados pelo tradicional V8 podem sentir falta do som clássico e da resposta visceral. Segundo Murilo Zanutto, especialista de produto da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil, esta mudança veio por causa das novas legislações de ruído e emissões. Portanto, a decisão foi inevitável, mas trouxe novos desafios e avanços tecnológicos.
Outro ponto interessante é a inserção do esterçamento no eixo traseiro, uma novidade para o C63. Dependendo da velocidade e do ângulo do volante, as rodas traseiras podem virar até 2,5 graus, ajudando na manobrabilidade e estabilidade em curvas fechadas e em alta velocidade.
Como os clientes vão reagir?
Esta mudança de paradigma na linha Mercedes-AMG C63 certamente despertará reações diversas entre os fãs da marca. Evandro Bastos, head de Produto da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, mencionou que as pesquisas com consumidores mostraram uma boa recepção ao novo modelo. Mesmo assim, resta ver como a combinação de um pequeno motor a combustão e propulsão elétrica será recebida pelos entusiastas.
O novo Mercedes-AMG C63 S E Performance chegou ao Brasil em julho de 2023, com valores que variam de R$ 906.900 a R$ 1.015.900 na edição F1, e traz consigo não apenas um salto tecnológico, mas também uma oportunidade de a Mercedes reescrever a história deste icônico sedã.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)