Médico vê ‘medo’ da Covid-19 desaparecendo e alerta para riscos
O médico Carlos Carvalho, chefe da Divisão de Pneumologia do InCor (Instituto do Coração), disse em entrevista à Folha que a população do estado de São Paulo parece estar perdendo o medo da Covid-19 --e isso acarreta riscos graves...
O médico Carlos Carvalho, chefe da Divisão de Pneumologia do InCor (Instituto do Coração), disse em entrevista à Folha que a população do estado de São Paulo parece estar perdendo o medo da Covid-19 –e isso acarreta riscos graves.
Carvalho foi, até 30 de junho, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus montado pelo governo paulista, do qual ainda participa.
“O medo vai desaparecendo, e as pessoas perdem um pouco a garra para cumprir as regras [da quarentena]. Quando morreu a primeira pessoa, foi manchete de jornal. Hoje, morrem mil [por dia no Brasil] e ninguém fala nada”, afirmou Carvalho, que defendeu a manutenção do distanciamento e o uso de máscaras.
O jornal perguntou ao pneumologista se, nesse contexto, a flexibilização implantada pelo governo João Doria não foi precipitada –a doença continua a crescer no estado e avança no interior, mas mesmo assim o governo já relaxou a quarentena para 83% da população.
“O comitê econômico viu as áreas onde havia pessoas mais vulneráveis do ponto de vista econômico e trouxe ao comitê de saúde uma proposta de, assim que possível, favorecer o retorno à atividade econômica desta população”, respondeu Carvalho.
O médico afirmou ainda que há “várias epidemias ocorrendo ao mesmo tempo no estado, em fases diferentes. Na média, no estado a doença está subindo, mas há regiões [em] que talvez já esteja no platô, querendo começar a descer. A região metropolitana e o município de São Paulo dão indícios de que estão na fase de estabilização”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)