Mario Sabino, na Crusoé: “O diabo venceu”
Em sua coluna na Crusoé que foi ao ar nesta sexta-feira (22), Mario Sabino (foto)escreveu sobre a figura do diabo devido à tendência recente de muitos eleitores afirmarem preferir votar nele a reeleger Jair Bolsonaro...
Em sua coluna na Crusoé que foi ao ar nesta sexta-feira (22), Mario Sabino (foto)escreveu sobre a figura do diabo devido à tendência recente de muitos eleitores afirmarem preferir votar nele a reeleger Jair Bolsonaro.
“Uma frase passou a ser dita com certa frequência no Brasil: ‘Entre Jair Bolsonaro e o diabo, voto no diabo’. Diante do comportamento do atual presidente da República, ela é compreensível. O encontro com os embaixadores estrangeiros, por exemplo, no qual Jair Bolsonaro simplesmente tentou jogar no lixo a democracia brasileira, é um daqueles momentos que entrarão para a vasta história da ignomínia nacional.
Causa-me incômodo, porém, que brasileiros usem o diabo como alternativa retórica (ou nem tanto). Sim, eles foram empurrados nessa direção por forças demoníacas que atuam em Brasília, mas tudo poderia ter sido diferente se parte daquela grande massa de eleitores que desceu às ruas em 2016 houvesse esboçado resistência, deixando de lado a resignação e a sua consequência mais funesta, o fatalismo. Talvez lhes tenha faltado sopro divino, não sei, e quem sou eu para saber dos desígnios divinos. O resultado é que o diabo entrou na retórica (ou nem tanto) antibolsonarista.”
LEIA AQUI a íntegra do artigo; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)