Marinho quer explicações sobre vídeo de Porchat em embaixada
Senador do PL afirmou, em suas redes sociais, que "instalações governamentais não servem para militância"
O senador Rogério Marinho (PL-RN, foto) reagiu à notícia de que Fábio Porchat gravou um vídeo sobre o caso Havaianas na Embaixada do Brasil em Roma.
Em publicação feita em suas redes sociais nesta terça-feira, 23, o parlamentar prometeu acionar a Chancelaria brasileira para pedir explicações a respeito do episódio:
“Quando estrutura diplomática vira cenário para humor político, o problema não é opinião, é uso indevido do Estado. Instalações governamentais não servem para militância, nem para proteger aliados. Vamos pedir à Chancelaria brasileira esclarecimento formal e apuração de responsabilidade”, escreveu o ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro.
Os detalhes da gravação
A gravação com Fábio Porchat foi feita para o canal Porta dos Fundos, em meio à polêmica da propaganda com Fernanda Torres sobre começar o ano com “os dois pés”, e não com o tradicional “pé direito”. A mensagem foi interpretada por alguns como uma referência política velada, o que desencadeou reações e tentativas de boicote à marca.
De acordo com a reportagem a informação foi confirmada com fontes que trabalharam na embaixada. Até o momento, o governo Lula não se manifestou a respeito do episódio na Embaixada do Brasil em Roma.
Na gravação, Fábio Porchat interpreta um especialista em gestão de crise, com trajes de banho, em uma conversa fictícia por telefone com Fernanda Torres. Em tom irônico, o humorista fala para a atriz fazer acenos para a direita.
“A gente tem que te trocar de bilionário, trocar você dos Moreira Salles e jogar para o Elon Musk”, diz o humorista no vídeo.
As reações à propaganda
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou um vídeo nesta segunda-feira, 22, jogando um par de Havaianas no lixo em protesto ao comercial realizado pela empresa.
No vídeo, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que a marca sempre foi um “símbolo nacional”, mas critica a escolha da atriz Fernanda Torres como garota-propaganda da campanha.
“Todo mundo sabe que eu tô morando nos Estados Unidos. Eu acha que, isso daqui [par de Havaianas], era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé. Só que eu me enganei. Eles escolheram para ser a garota-propaganda [Fernanda Montenegro] da sandália uma pessoa declaradamente de esquerda, uma pessoa que não tá nem aí, ou melhor, defende a prisão da ‘Débora do Batom’ [Débora dos Santos], da Adalgiza, da Iraci Nagochi e ainda fala para você não começar o ano com o pé direito. Isso não foi por acaso, me desculpem”, afirma Eduardo.
Quem também comentou a propaganda foi o líder do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara, Lindbergh Farias.
“Que boicote que nada. As Havaianas estão bombando. Já comprou a sua? Nós vamos entrar com tudo, com os 2 pés na porta em 2026! Aqui é Brasil Soberano”, escreveu Lindbergh no X.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)