Marcos Pontes cogita se candidatar ao governo de SP
Astronauta disse estar "à disposição", caso Tarcísio concorra ao Planalto: "Se me convidarem eu aceito essa missão"
O senador Marcos Pontes (PL) afirmou nesta sexta-feira, 27, que aceitaria concorrer ao governo de São Paulo, caso Tarcísio de Freitas (Republicanos) dispute às eleições presidenciais.
“Eu estou aqui para isso. Não sou de ficar dando cotoveladas, mas se me convidarem eu aceito essa missão”, disse ao jornal Folha de S.Paulo.
“Eu tenho mais quatro anos de mandato, estou tranquilo. Mas se precisarem que eu decole para mais essa missão, estou à disposição”, acrescentou o astronauta.
Pontes lembrou que teve mais votos na eleição de 2022 do que o próprio governador de São Paulo.
O astronauta obteve 10,7 milhões de votos, contra 9,8 milhões de Tarcísio.
Tentativa frustrada
Em fevereiro, Marcos Pontes concorreu à presidência do Senado – à revelia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – mas obteve apenas quatro votos na disputa vencida por Davi Alcolumbre.
A candidatura independente do astronauta, sem o aval do Partido Liberal (PL) que decidiu apoiar Alcolumbre, gerou um mal-estar entre os integrantes da sigla.
Bolsonaro chegou a afirmar que a iniciativa de Pontes era uma ingratidão:
“Boa sorte a você, tá? Boa sorte a você. Ok? Mas eu lamento, nessa situação, que você sabe que não tem como ganhar. O voto é secreto. Se nós embarcarmos na sua candidatura, que eu acho melhor do que muitas outras por aí, nós vamos ficar sem comissões.
Hoje em dia, Marcos Pontes, convoque um ministro para falar sobre qualquer assunto via Senado. Você não vai conseguir. Você não tem nenhuma comissão contigo. E quando você ouviu a vaga na mesa, em média oitenta cargos por vaga, você está fortalecendo o outro lado por uma missão pessoal“, disse.
Bolsonaro afirmou ainda que Pontes só venceu a eleição para o Senado, em 2022, devido seu apoio:
“É lamentável isso daí. E uma coisa rara de um falar: eu elegi você em São Paulo. Eu elegi você em São Paulo. Deixei de lado lá entre eles um amigo Marco Feliciano com uma dor no coração enorme. Mas deixei de lado o Marcos Feliciano para te apoiar.“, concluiu o ex-presidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
VITOR CARLOS MARCATI
27.06.2025 18:45Alguém precisa contar pra ele que a imensa maioria dos votos que ele teve foi por exclusão, ou seja, pra chutar a bunda do suplicy, como foi o meu caso, tendo em vista sua “ grande” atuação no Senado até agora, não leva meu voto nem pra síndico de prédio mais