Mantega diz que pediu para BID adiar eleição de Ilan Goldfajn
O ex-ministro Guida Mantega disse, em entrevista nesta sexta-feira (11), que interferiu para que o Banco Interamericano Desenvolvimento (BID) adiasse a escolha do economista Ilan Goldfajn (foto) como presidente do órgão...
O ex-ministro Guida Mantega disse, em entrevista nesta sexta-feira (11), que interferiu para que o Banco Interamericano Desenvolvimento (BID) adiasse a escolha do economista Ilan Goldfajn (foto) como presidente do órgão.
Ao falar para a Globonews, Mantega -titular das pastas de Fazenda e Planejamento nos anos Lula e Dilma- reconheceu que ligou para outros ministros da economia de países sul-americanos e ouviu que estes estariam desconfortáveis com a indicação de Goldfajn, que foi presidente do Banco Central durante o governo Michel Temer.
“Recebi alguns telefonemas de antigos colegas, ministros, pessoas da área econômica da América Latina se queixando que não estavam satisfeitos com o encaminhamento dessa eleição para a presidência”, disse. “Resolvi entrar em contato, mandei sim um e-mail para a Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos.”
Para Mantega, a indicação de Goldfajn ao cargo, capitaneada por Paulo Guedes, seria “mais um golpe” tentado em um ano eleitoral. “Não estou dizendo que o Ilan seja um mau candidato, mas o Bolsonaro tentou dar mais um golpe, criar um fato consumado e fazer um presidente do BID de forma equivocada”, disse Mantega, que assumiu que não será ministro em uma novo mandato lulista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)