Lula veta ‘jabuti’ que reduzia pena mínima para lavagem de dinheiro
Redução estava inserida no projeto de lei que aumenta a punição para quem furta cabos de energia e telefonia
Ao sancionar o projeto de lei que aumenta a punição para quem furta cabos de energia e telefonia, o presidente Lula (PT) vetou nesta terça-feira, 29, o trecho que reduzia a pena mínima para crimes de ocultação de origem, localização ou movimentação de patrimônio.
O veto foi recomendado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O ‘jabuti’ aprovado no Congresso iria reduzir a pena mínima para os crimes de três para dois anos de reclusão, enquanto a máxima aumentaria de 10 para 12 anos.
Ao justificar o veto, o governo alegou que “tal medida significaria enfraquecimento do arcabouço legal brasileiro no combate a essas atividades ilícitas”.
Furto ou roubo de cabos e fios
A Câmara dos Deputados aprovou em 8 de julho o projeto de lei que aumenta a pena pelo furto ou roubo de cabos, fios e equipamentos relacionados à geração de energia elétrica e telecomunicações.
Para casos de furto, a pena passou de reclusão de um a quatro anos para dois a oito anos, envolvendo também materiais ferroviários ou metroviários.
Nos casos de roubo, a lei acrescenta uma agravante e aumenta a pena em um terço até a metade. Até então, a pena era de quatro a 10 anos e multa.
O texto aprovado também ampliou a pena para o crime de receptação de fios, cabos e equipamentos tratados no projeto.
Dependendo de se tratar de receptação simples ou qualificada, a pena variável de um a oito anos será aplicada em dobro.
O aumento de pena vale ainda para a receptação de cargas roubadas.
Quanto ao crime de interromper serviço de telecomunicação, impedir ou dificultar seu restabelecimento, o Projeto de Lei 4872/24 prevê a aplicação em dobro da pena de detenção de um a três anos de prisão se isso ocorrer por causa da subtração, dano ou destruição de equipamentos na prestação desses serviços.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Fabio B
29.07.2025 14:36Nunca é identificado quem coloca esses jabutis. Apesar de ser mesmo pauta de esquerda o libera geral de crimes, para mim foi plantado pro Lula poder pagar depois de bonzão preocupado em punir corrupto.
Clayton De Souza pontes
29.07.2025 13:48Pelo menos houve maior punição nos casos de receptação, que motivam o roubo
LuÃs Silviano Marka
29.07.2025 13:30Quera entender por que esses palhaços não colocam coisas minimamente boas nesses jabutis. Em 100% dos casos é safadeza, roubalheira, esquemão, maracutaia ou, normalmente, todas as opções.
Claudemir Silvestre
29.07.2025 12:32Esse Congresso Nacional é mesmo uma vergonha !!! Sao INDECENTES !!!