Lula vê possível aliança entre Mercosul e Vietnã
O presidente Lula anunciou, nesta segunda-feira (25), que o Brasil e o Vietnã estão retomando as negociações para um acordo comercial entre o país asiático e o Mercosul, durante uma visita oficial do primeiro-ministro vietnamita, Pham Mihn Chinh, ao Palácio do Itamaraty...
O presidente Lula anunciou, nesta segunda-feira (25), que o Brasil e o Vietnã estão retomando as negociações para um acordo comercial entre o país asiático e o Mercosul, durante uma visita oficial do primeiro-ministro vietnamita, Pham Mihn Chinh, ao Palácio do Itamaraty.
Lula afirmou que irá levar o tema aos parceiros do Mercosul, aproveitando a presidência brasileira.
“É do nosso interesse aproximar o Mercosul da ASEAN [Associação de Nações do Sudeste Asiático]. Os países do sudeste asiático correspondem a quase 6,5% do PIB mundial em paridade de poder de compra. As exportações brasileiras para o conjunto de países do sudeste asiático já somam metade do que exportamos para a União Europeia”, disse o presidente petista.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais os laços comerciais com o sudeste asiático, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve viajar em breve para a Indonésia. Durante a visita, será discutido um plano de ação para a cooperação entre o Brasil e os países da ASEAN.
O presidente Lula demonstrou otimismo em relação ao assunto e afirmou que está empenhado em buscar avanços nessa área. Agora, cabe aos líderes do Mercosul analisarem essa proposta e trabalharem em conjunto para alcançar um acordo que seja benéfico para todos os envolvidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)