Lula trata evangélicos como “curral eleitoral”, diz líder do PL
Sóstenes Cavalcante rebate fala do presidente feita durante evento do PT
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), rebateu neste sábado, 7, uma fala de Lula feita durante o evento de comemoração dos 46 anos do PT, em Salvador.
No discurso, o petista afirmou que “90% dos evangélicos recebem benefícios do governo” e defendeu que a militância dialogue diretamente com esse público, sem esperar apoio de lideranças religiosas.
Em resposta, Sóstenes, que é pastor da Assembleia de Deus e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusou o governo de tratar evangélicos como “curral eleitoral”.
Em publicação no X, afirmou que a fala de Lula “escancara a lógica da esquerda: usar o Estado para tentar comprar consciência”.
“Reduzir fé a benefício é desprezo.
Reduzir voto a barganha é cinismo.
Reduzir cidadãos a dependentes é autoritarismo disfarçado.
Fé não se compra. Consciência não se aluga.
Auxílio não dá direito a submissão.
Programa social não compra caráter.
Quem precisa trocar dinheiro público por voto teme um povo livre, informado e guiado por valores. E a história mostra: quando o povo acorda, a velha política perde.”
Evento do PT
Em seu discurso, Lula pediu que a militância refletisse sobre a perda de espaço político em cidades onde o partido já foi forte. Citou municípios da Grande São Paulo e afirmou que disputas internas contribuíram para o enfraquecimento da sigla em algumas regiões.
O presidente também afirmou que a próxima eleição será marcada por uma “guerra política” e orientou militantes a reagirem a críticas e ataques, especialmente nas redes sociais.
Segundo ele, a vitória eleitoral dependerá da “narrativa política” e da defesa da soberania nacional.
“Essa eleição vai ser uma guerra, e nós vamos ter de nos preparar para para não poder deixar a mentira governar este país”, disse. Lula afirmou estar “motivado para cacete”.
Leia também: Cuba é vítima de “massacre de especulação dos EUA”, diz Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Marian
08.02.2026 11:06Não entendi, é cobrança de voto do evangélico que recebe benefício do Estado Brasileiro? Isso seria uma grande vilania e de qualquer forma, não teria mesmo esse voto.
Udo Hansen
08.02.2026 09:49Esse ser abjeto em toda sua existência trata os demais, próximos ou distantes, como "curral eleitoral". Usa as pessoas, pisa nas pessoas e descarta as pessoas. No momento é o Alkmin, assim como, tantos outros.
Fabio
08.02.2026 09:27Uai, mas esse também não é o modus operandi do PL???
Rosa
08.02.2026 08:51O problema nome em branco, é que lula e alguém aqui do antagonista já disse e se comprova por um monte de "piripaque" que ele já teve, qye ele é muito sortudo. Nesta, tenho que concordar com ele.
O que eu quero mesmo é que Lula sofra um AVC. É onde vejo esperança do Flávio perder, e conseguirmos definir democraticamente, com menos paixões e fanatismo a escolha de um novo presidente para o Brasil.