Lula se reúne com Eduardo Leite
O encontro tem como pano de fundo o plano de suspensão da dívida do estado gaúcho com a União
O presidente Lula (PT) se reúne na tarde desta segunda-feira, 13, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). O encontro, que acontece de forma virtual, tem como pano de fundo o plano de suspensão da dívida do estado gaúcho com a União em decorrência das chuvas que devastaram a região nas últimas semanas.
Como mostramos, a expectativa é de que o governo federal suspenda o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul por um período de dois anos. Com isso, o governo de Eduardo Leite teria uma folga no caixa da ordem de R$ 8 bilhões. Os prejuízos, no entanto, devem ser de pelo menos 16 bilhões, conforme dados do Palácio Piratini divulgados na semana passada.
Além do governador gaúcho, a reunião vai contar com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Palácio do Planalto. Em conversa com a imprensa na porta da sede do Ministério da Fazenda em Brasília nesta segunda, Haddad disse que o governador tucano está “sintonizado” com as diretrizes que estão sendo elaboradas.
O governo Lula discute ainda a criação de um auxílio emergencial, a exemplo do modelo vigente durante a pandemia de Covid-19, para a população do Rio Grande do Sul. Os últimos detalhes da ajuda serão acertados pelo Palácio do Planalto em uma reunião de emergência convocada por Lula ainda nesta segunda.
Tragédia
Conforme o mais recente balanço da Defesa Civil, o número de mortos chegou a 147 nesta segunda-feira, 13, com 127 desaparecidos e 806 feridos. A quantidade de pessoas fora de suas casas aumentou de cerca de 441 mil, registrado no sábado, 11, para mais de 618 mil, sendo que 81 mil estão em abrigos e 538 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)