Lula já perdoou Juscelino?
Ministro indiciado por corrupção divulgou agenda conjunta com o presidente em São Luís (MA) em suas redes sociais
Indiciado por corrupção, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), participará nesta sexta-feira, 21, do anúncio de obras e ações do governo federal no Maranhão, ao lado do presidente Lula (PT).
A cerimônia, que acontecerá às 15h na capital do estado, foi divulgada pelo ministro no X, antigo Twitter.
“Nesta sexta-feira estarei com o presidente Lula em São Luís (MA). Vamos anunciar uma série de obras e ações, em várias áreas. Os maranhenses contam com atenção especial do nosso governo, e seguiremos trabalhando na construção de um estado e um Brasil melhores para todos.
Entre os anúncios do governo Lula que faremos em São Luís (MA), nesta sexta-feira, está o de uma ação para garantir a conectividade de milhares de alunos da rede pública estadual. Inclusão digital no ensino é uma prioridade nossa, e estamos totalmente empenhados nela!.”
Este será o primeiro encontro público de Lula com Juscelino após o ministro ter sido indiciado.
O que Lula disse sobre Juscelino?
Na quinta, 13, Lula saiu em defesa do ministro, alegando que ele tem o direito de provar que é inocente.
“Eu acho que o fato de o cara estar indiciado não significa que ele cometeu um erro. Significa que alguém está acusando, e a acusação foi aceita. Agora, é preciso que as pessoas provem que são inocentes”, disse o petista em Genebra, na Suíça, onde participou de um evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Lula prometeu conversar com Juscelino, o “craque do Centrão”, como definiu a ONG Transparência Internacional, ainda na semana passada, mas, como afirmou o colunista Carlos Graieb, ele não tem pressa em sanear seu ministério.
Como mostramos, Lula também iria conversar com integrantes do União Brasil antes de bater o martelo sobre o futuro do ministro. Juscelino é apadrinhado pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), que além de ser uma das lideranças do partido do Centrão também é postulante à presidência do Senado, em 2025.
Juscelino é indiciado pela PF
A Polícia Federal indiciou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Ele foi investigado pelo desvio de emendas parlamentares, no período em que atuava como deputado federal, para a pavimentação das ruas de Vitorino Freire, no interior do Maranhão, cidade comandada por sua irmã Luanna Rezende.
O indiciamento é baseado em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre uma das obras ter beneficiado propriedades da família do ministro.
O documento aponta que a pavimentação de 80% de uma estrada financiada com emendas parlamentares de Juscelino beneficiaria apenas o ministro das Comunicações do governo Lula (PT) e seus familiares.
A CGU também afirma que o trecho entre as propriedades da família do ministro beneficiado com a pavimentação já havia sido favorecido por uma obra de 2,5 milhões de reais em 2017.
Leia também:
Corrupção, para Lula, é no máximo um “erro” que pode ser apagado
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)