Lula fala em negociar IOF com Congresso e ser eleito pela quarta vez
Em evento na Petrobras, o petista celebrou relação com o Congresso, defendeu "conciliação" e enviou recado político
Em meio à queda de popularidade, o presidente Lula (PT) comentou nesta sexta-feira, 4, a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de convocar uma audiência de conciliação entre o Executivo e o Legislativo para tratar dos atos relacionados ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Em discurso na Petrobras, ele afirmou ser “muito agradecido pela relação que tem com o Congresso Nacional“, destacando que o Parlamentou “aprovou 99% das coisas” propostas pelo governo durante o seus dois anos e meio de mandato.
Lula, porém, defendeu a conciliação entre os Poderes quando “há divergência”.
“Mas eu ia falar uma coisa no Congresso, e eu não falei uma coisa no Congresso. Deixa eu falar uma coisa para o Congresso, porque parece que tem uma guerra entre o governo e o Congresso. Deixa eu falar uma coisa: eu sou muito agradecido pela relação que tenho com o Congresso Nacional.
Até agora, nesses dois anos e meio de mandato, o Congresso aprovou 99% das coisas que mandamos. Acho que nem no governo Sarney, nem no governo Fernando Henrique Cardoso, nem no governo de ninguém se aprovou tanta coisa. Nem no governo Bolsonaro se aprovou tanta coisa como agora. Então, eu sou grato ao Congresso Nacional.
Quando há divergência, é bom. Sabe por quê? Porque a gente senta à mesa, conversa e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso pensa outra, e nós resolvemos numa mesa de negociação“, disse.
O petista aproveitou o palanque para enviar um recado político, sugerindo que, “se tudo acontecer” como ele está “pensando”, o Brasil vai ter “pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”.
“Eu não quero nervosismo, porque só tenho um ano e meio de mandato, e tem gente que pensa que o governo já acabou. Tem gente já pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando.
Então, se preparem. Se preparem, porque, se tudo acontecer como eu estou pensando, este país vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes. Se preparem. Um abraço, gente, um beijo em todos vocês“, afirmou.
Leia mais: Moraes suspende atos do IOF e chama conciliação entre governo e Congresso
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Alcimar Costa
04.07.2025 20:26O único legado desse cara é o país arrasado. Espero que o nosso destino naocseja tão triste.
LuÃs Silviano Marka
04.07.2025 19:34Mas por quê esse filha duma ptua desse imbecil, desse presidiário corrupto pinguço, o chefe, mentor e beneficiário do maior esquema de corrupção oficial da história da Civilização ocidental, não tem um treco qualquer e cai duro, morto, no chão duma vez por todas??!?
Claudemir Silvestre
04.07.2025 17:46Este CORRUPTO DO LULA quer aer reeleito pra que ??? Para tentar fazer em 4 anos oque não fez em 20 ???
Fabio B
04.07.2025 17:13Já estava sem rumo antes com o desgoverno anterior, que deixou tudo na mão do Centrão para roubar, e agora com esquerda administrando, o resultado não poderia ser outro senão mais roubo ainda e o completo descontrole fiscal.
Fabio B
04.07.2025 17:03Se ele não conseguir passar essa nova taxação, corre o risco de levar impeachment, isso sim.