Lula e Paes unidos pelo Galeão?
"Enorme respeito pelos interesses do Rio! Não passarão", escreveu o prefeito sobre possibilidade de ampliar voos para Santos Dumont
O prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou ter participado de uma reunião nesta quarta-feira, 4, com o presidente Lula (PT) sobre estudos do governo federal para ampliar o limite de passageiros no Aeroporto Santos Dumont a partir de 2025.
Nas redes sociais, Paes comentou que o petista “tem enorme respeito pelos interesses do Rio“ ao defender o Aeroporto do Galeão:
“O lobby dessa gente é um negócio inacreditável! Não acontece. Não bastasse o impacto no Galeão e na economia do Rio, as restrições ambientais e no trânsito da região já são motivos mais do que suficientes para normas Estaduais e municipais serem aplicadas impedindo esse aumento. Além disso, sabemos que o presidente Lula tem enorme respeito pelos interesses do Rio! Não passarão.“, escreveu o perfeito.
Paes afirmou que a recuperação do Galeão “é uma questão de honra” e “mais um presente” de Lula à cidade do Rio:
“Causou estranheza ao presidente que tenha saído essa notícia hoje. Essa é uma decisão do presidente, de que o Galeão seja fortalecido. O Santos Dumont tem o seu papel a cumprir. O presidente mais uma vez já chamou a atenção do ministro Márcio (Macêdo), do ministro Rui Costa, vai falar com o ministro Silvio (Costa Filho).”
O que pretende o governo?
No fim do ano passado, ficou estabelecido o limite de 6,5 milhões de passageiros por ano no Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio.
Com isso, alguns voos foram redirecionados para o Galeão, atendendo a uma demanda da Prefeitura do Rio e do Palácio Guanabara.
Agora, o governo federal estuda a possibilidade de ampliar o limite de passageiros no Aeroporto Santos Dumont a partir de 2025, segundo o G1.
O Ministério de Portos e Aeroportos informou, em nota, que o Tribunal de Contas da União (TCU) vai avaliar uma solicitação da Infraero que propõe ampliar o fluxo de passageiros no Santos Dumont:
“Vale destacar que, desde a implementação da medida, a movimentação de turistas nos aeroportos do Rio de Janeiro cresceu 4,5%, enquanto a movimentação de cargas aumentou 25%. Ressaltamos que, para o próximo ano, é necessário desenvolver uma visão estratégica para fortalecer ainda mais a aviação no estado do Rio de Janeiro, em colaboração com todos os atores envolvidos. Além disso, é importante avaliar a necessidade de a Infraero expandir suas fontes de receita.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)