“Lula é candidato a presidente, sim”, diz Haddad
Em entrevista, ministro comenta ainda sobre possibilidade de disputar Presidência da República em 2030
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou neste sábado, 27, que o presidente Lula será candidato à reeleição em 2026. “Ele [Lula] é candidato a presidente, sim”, disse durante participação no podcast 3 Irmãos, em São Paulo.
Haddad comentou ainda sobre a possibilidade de disputar a Presidência em 2030. “Muita coisa pode acontecer”, disse, acrescentando que a candidatura presidencial não pode ser apenas um projeto pessoal.
O ministro lembrou sua derrota para Jair Bolsonaro em 2018 e afirmou que não entrou na disputa apenas para participar.
“Mas não entrei na disputa para fazer figuração, entrei para ganhar.”
Segundo Haddad, alcançar a Presidência depende de fatores e oportunidades únicas.
Na entrevista, Haddad também criticou a tentativa de vincular a votação do aumento da isenção do Imposto de Renda ao projeto de Dosimetria.
“Nem me passa pela cabeça que isso possa estar sendo discutido, porque é uma loucura. Você vai submeter um projeto de justiça social e tributária a isso?”, questionou.
Haddad também falou sobre o Drex, projeto de infraestrutura tokenizada do sistema financeiro.
“Tem transparência, não tem controle, não é pra isso que ele serve”, afirmou, citando como exemplo o aumento da visibilidade sobre renúncias fiscais.
Questionado sobre a viabilidade de implementação até 2030, Haddad ressaltou que a agenda é do Banco Central. A próxima fase do Drex será entregue em 2026 e terá foco em reconciliação de gravames, sem uso de blockchain, que ficará para o futuro.
Leia em Crusoé: A campanha eleitoral de Lula contra a idade avançada
As condições de Lula
No final de agosto, Lula voltou a falar em condições para disputar a reeleição no ano que vem.
“Eu, para ser candidato à reeleição, eu tenho que estar 100% com saúde. Eu tenho que estar com a minha cabeça muito boa. Tenho que estar fisicamente bem. Então, se eu estiver como eu estou agora, na sua frente [da jornalista], eu não tenho dúvida que eu serei candidato”, disse Lula.
Ao ser questionado se haveria outro nome, além dele, para concorrer na eleição, pelo PT, Lula afirmou:“Tem plano B, C, D, ou seja, o que não falta é candidato. Tem nomes. Eu não posso citar porque senão você vai dizer que o Lula tá lançando alguém. Mas tem vários nomes dentro do PT e fora do PT. O que não vai faltar é nomes”, disse o petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Marcia Elizabeth Brunetti
27.09.2025 19:29Eu vou colocar as minhas fichas na mesma teoria que o KIM. Lula vai preferir sair antes, como um herói da historia , e deixar o país quebrado para alguém da direita, que terá um governo difícil, sem atitudes populistas para dar conta do rombo que o Luisque Inercio Lula da Pinga.
Clayton De Souza pontes
27.09.2025 19:17Precisamos gente nova com mais visão de mundo e não esse sindicalista que é a vanguarda do passado
Marian
27.09.2025 17:45Tem a máquina, mas também tem baixa popularidade aqui e fora. A situação agora é diferente de 2022.
Fabio B
27.09.2025 16:16Mas tenho certeza que o Haddad conta com desistência do Lula para ele poder concorrer no lugar.
Fabio B
27.09.2025 16:15O Lula é o franco favorito, pois seus principais adversários mais ajudam do que atrapalham, ele conta com a máquina e sabe usar. Mesmo assim, o risco é alto, considerando que sua popularidade hoje está melhorando, mas ainda é baixa para quem já governa. Se não me engano, até o bost4 do Bolsonaro, no mesmo ponto do mandato, estava em situação melhor. Ainda assim, esse cachaceiro é a maior chance do PT. A dúvida é se o Lula toparia o desgaste, principalmente com o risco de manchar a própria biografia em caso de derrota e por já estar bem velho.