Lula discutirá tarifas de Trump com líderes do BRICS
Em entrevista, petista também defendeu regulação das big techs: "Se não quiser regulação, que saia do Brasil"
O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta, 6, que pretende conversar com líderes do BRICS sobre os impactos do tarifaço de 50% imposto pelo governo Trump a parceiros comerciais.
Segundo o petista, ele ligará para o primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, e para o chinês Xi Jinping, para discutir os efeitos da medida.
“Vou tentar discutir com eles como cada um está se saindo nessa situação, quais as implicações para cada país, para que possamos tomar uma decisão. É importante lembrar que os BRICS têm dez países no G20”, disse, em entrevista à agência Reuters.
“O que o presidente Trump está fazendo é tácito — ele quer desmantelar o multilateralismo, onde acordos são feitos coletivamente dentro das instituições, e substituí-lo pelo unilateralismo, onde ele negocia individualmente com outros países”, acrescentou.
O tarifaço entrou em vigor nesta quarta, 6.
“Que saia do Brasil”
Lula também defendeu a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu a favor da responsabilização das big techs por conteúdos postados por usuários.
Ele criticou a carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que justificava a imposição de tarifas, com base em “centenas de ordens de censura secretas e ilegais” emitidas pelo STF a “plataformas de mídia social” americanas.
“Esse país é soberano. Esse país tem uma constituição. Esse país tem uma legislação. Ora, é da nossa obrigação regular o que a gente quiser regular, de acordo com os interesses do povo brasileiro. Se não quiser regulação, que saia do Brasil. Não existe outro mecanismo. Não existe outro mecanismo, tá? Da mesma forma que lá nos Estados Unidos, uma empresa brasileira é obrigada a seguir a legislação americana. Da mesma forma que na França tem que seguir a legislação francesa e assim por diante. Então, não é cabível a primeira carta que ele [Donald Trump] mandou para mim“, afirmou Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Emerson
06.08.2025 22:15Se as big techs saírem do país aí sim vem uma revolta popular.
Marian
06.08.2025 20:08É com Trump com quem tem que negociar.
Claudemir Silvestre
06.08.2025 18:46O DESCONDENADO só não trata do assunto com quem mais importa !! TRUMP !!! Ta com medinho !!