Lula critica governo Trump por possíveis sanções a Moraes
"Que história é essa de os Estados Unidos quererem criticar alguma coisa da Justiça brasileira?", questionou o petista
Lula (PT) criticou neste domingo, 1º, o governo Donald Trump após o Departamento de Estado dos EUA sugerir sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante discurso no congresso do PSB, o petista afirmou:
“Você veja, os Estados Unidos querem processar o Alexandre de Moraes porque ele está querendo prender um cara brasileiro que está lá nos Estados Unidos fazendo coisa contra o Brasil o dia inteiro. Ora, que história é essa de os Estados Unidos quererem criticar alguma coisa da Justiça brasileira? Nunca critiquei a Justiça deles. Eles fazem tanta barbaridade, tantas guerras, eu nunca critiquei.”
Lula também demonstrou preocupação com as eleições ao Senado em 2026. O presidente disse que bolsonaristas querem formar uma “superbancada” para pressionar o STF e votar pedidos de impeachment de ministros, em especial Moraes.
“Não que a Suprema Corte seja uma maçã doce. Não, é porque precisamos preservar as instituições que garantam a democracia deste País. Se a gente for destruir o que não gosta, não vai sobrar nada”, disse.
O evento do PSB neste domingo marcou a eleição do prefeito do Recife, João Campos, como novo presidente do partido, no lugar de Carlos Siqueira.
Carta do governo Trump a Moraes
O governo Donald Trump, por meio do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, afirmou em carta enviada a Alexandre de Moraes que as decisões do ministro contra a plataforma Rumble não têm efeito em território americano.
No documento, o órgão americano diz que ordens judiciais estrangeiras só podem ser executadas nos EUA após trâmite legal de reconhecimento, o que não ocorreu no caso.
A carta foi endereçada a Moraes em 7 de maio, com cópia ao Ministério da Justiça do governo Lula. O ministério confirmou ter recebido o documento e o encaminhou ao setor responsável pela análise.
O posicionamento do Departamento de Justiça foi motivado por queixas apresentadas pela própria Rumble, plataforma de vídeo popular entre influenciadores da direita. Moraes proferiu uma decisão obrigando a plataforma a nomear um representante legal no Brasil e estabeleceu o pagamento de multas à empresa.
Anúncio de Rubio
Na quarta-feira, 28, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, publicou em seu perfil no X a nova política dos EUA sobre autoridades que censuram cidadãos americanos.
“Por muito tempo, os americanos foram multados, assediados e até mesmo acusados por autoridades estrangeiras por exercerem seus direitos de liberdade de expressão”, disse o secretário de Estado americano, seguindo:
“Hoje, anuncio uma nova política de restrição de vistos que se aplicará a autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos. A liberdade de expressão é essencial ao estilo de vida americano – um direito inato sobre o qual governos estrangeiros não têm autoridade.”
A mensagem de Rubio, que não menciona nenhuma autoridade, termina assim:
“Estrangeiros que trabalham para minar os direitos dos americanos não devem ter o privilégio de viajar para o nosso país. Seja na América Latina, na Europa ou em qualquer outro lugar, os dias de tratamento passivo para aqueles que trabalham para minar os direitos dos americanos acabaram.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
FRANCISCO
01.06.2025 19:49Tá demorando de mais.
Marian
01.06.2025 16:44Absolutamente não. As empresas Americ@nas deveriam se submeter, em solo Americ@no, a uma ordem judicial Br@sileira? Quem somos nós afinal para criticar ? Vamos lembrar o caso de Nadine, trazida às pressas num avião da força aérea, mesmo que ao arrepio da condenação no seu país. Foi conden@da por crime comum! Tem previsão legal pra isso?
Clayton De Souza pontes
01.06.2025 16:01A companheira Nadine foi abrigada, afinal foi parceira do Lula nas tramoias com a Odebrech