Localizadas mais duas vítimas da queda de ponte na BR-226
Subiu para seis o número de mortes confirmadas no colapso da ponte negligenciada pelo governo Lula na divisa entre Tocantins e Maranhão
Subiu para seis o número de mortes confirmadas no colapso da ponte negligenciada pelo governo Lula na BR-226.
Na quarta-feira, 25, foram localizados os corpos de Anísio Padilha Soares, de 43 anos, e Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos, após o início das buscas subaquáticas.
“Trata-se de um casal, que estava na cabine de um caminhão com carga de MDF. O homem foi o primeiro a ser extraído e cerca de 30 minutos depois, a mulher. Mergulhadores foram a aproximadamente 15 metros de profundidade”, informou o governo de Tocantins.
Desaparecidos
Também já foram confirmadas as mortes de Lorena Rodrigues Ribeiro, de 25 anos, Lorrane Cidronio de Jesus, de 11 anos, Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos, e de Andreia Maria de Sousa, de 45 anos. Ainda há 11 pessoas desaparecidas.
Na tentativa de mitigar os impactos da tragédia, o governo federal anunciou a liberação de um decreto emergencial que destina 100 milhões de reais para a reconstrução da ponte.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que será necessário demolir os restos da estrutura colapsada antes de iniciar a construção da nova ponte.
A previsão do Dnit é que o processo leve aproximadamente 12 meses para ser concluído. O ministro dos Transportes, Renan Filho, que viajou para o local do incidente, prometeu a reconstrução da ponte em menos de um ano.
Governo Lula
O colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira — que ligava, pela BR-226, as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins — ilustra o Brasil: um país que quebra após e durante os avisos de que vai quebrar, deixando uma porção de vítimas pelo caminho.
No domingo, 22, um vereador de Aguiarnópolis, filmado por um colega na beira da ponte, apontou “os veículos pesados que passam por aqui”. “E eu gostaria de chamar a atenção das autoridades competentes para que viessem e tomassem uma providência”, cobrou ele.
Justamente quando ele denunciava esse dano lateral visível na estrutura da ponte, a pista por onde passavam os veículos rachou, erguendo, num primeiro momento, uma dobra, sobre a qual uma pick-up, que aparece no vídeo freando bruscamente, passou como se fosse um quebra-mola; e, num segundo momento, cedendo e abrindo um buraco que impediu a moto seguinte, com duas pessoas, de passar.
“Olha ali! Sai daí! Sai de perto! Meu Deus do Céu!”, gritou o rapaz que filmava, alertando o vereador. Eles então desceram correndo pela subida da ponte, preocupados também com quem pudesse ter sido atingido embaixo, com a queda daquele trecho específico da pista.
Leia mais: A responsabilidade do governo Lula sobre o colapso da ponte na BR-226
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)