09.08.2021
Lira: “Se não estourar o teto, você não paga a máquina pública”
O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse nesta segunda-feira (9) que a PEC dos precatórios não foi enviada à Câmara pelo governo como era esperado. Em entrevista ao Papo Antagonista, Lira afirmou que só a MP do Novo Bolsa Família foi protocolada...
O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse nesta segunda-feira (9) que a PEC dos precatórios não foi enviada à Câmara pelo governo como era esperado. Em entrevista ao Papo Antagonista, Lira afirmou que só a MP do Novo Bolsa Família foi protocolada.
“O que chega ao Congresso Nacional, por enquanto, foi a MP do Auxílio Brasil. A PEC dos precatórios, que eu pensei que viria junto, até agora, que eu saiba, não foi protocolada na Câmara e no Senado.”
O presidente da Câmara afirmou que, se o governo pagar os precatórios, vai estourar o teto de gastos. Segundo Lira, se o teto não for estourado, não há como custear a máquina pública.
“Nós tínhamos uma previsão orçamentária de R$ 50 bilhões para pagar de precatórios em 2022. Essa previsão foi aumentada para R$ 90 bilhões. Esse recurso, se nós pagarmos por dentro, ele estoura o teto, ou ele para a máquina pública. São dois remédios muito amargos. Se nós não estouramos o teto de gastos para criar um programa assistencial para os que mais precisam, você avalia em relação a precatórios. Só que, se não estourar o teto, você não paga a máquina pública.”