Líder do governo Lula envolvido em desvio de emenda?
Áudios de WhatsApp mostram políticos e empresário discutindo o desvio de emendas encaminhadas pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE)
Áudios de WhatsApp obtidos pela Polícia Federal mostram políticos e empresário discutindo, conforme interpretou a PF, o desvio de emendas de comissão encaminhadas pelo líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE, foto) para a área da saúde do município de Choró, no sertão cearense.
Segundo a Piauí, as conversas foram encontradas no celular de Carlos Alberto Queiroz Pereira, o Bebeto Queiroz (PSB), prefeito eleito de Choró que está foragido e foi impedido de tomar posse na quarta-feira, 1º.
Acusado de compra de votos, Bebeto Queiroz foi alvo de busca e apreensão em 4 de outubro.
Nos áudios, o prefeito foragido discutia o desvio de verba com Carlos Douglas Almeida Leandro, empresário preso no início de dezembro por participar de um esquema de fraude na locação de veículos pela prefeitura de Pindoretama (CE).
“Ei, o Ilomar ligou aqui oferecendo a emenda do Guimarães pra… justamente pro caixa. Aí… qual a tua proposta? Tanto tem a opção pra saúde como tem pra infraestrutura, pavimentação ou saneamento”, disse o empresário em mensagem enviada em 13 de setembro de 2024.
Em resposta, Bebeto Queiroz afirmou:
“Eu só quero saúde e amanhã a gente conversa sobre isso, cara. Veja quanto é que ele tem de saúde… pra inteirar. O Guimarães, tem que ter a reunião com o Guimarães.”
No máximo 12%
Dias depois, o prefeito eleito de Choró enviou um áudio para Adriano Almeida Bezerra, secretário parlamentar do deputado federal Júnior Mano (PSB), citando o percentual que pretendia desviar da emenda.
“Ei, meu fi, vou te passar aqui o telefone, o… O pessoal do Guimarães querem fazer um negócio de um milhão e meio de emenda de saúde, aí eu quero que meu fi veja aí. Vou mandar eles te ligar, viu. Que aí eu fico mais… no máximo 12%. Indicação pra Choró. Aí indica agora dia seis de outubro. Aí já é logo carimbada”, disse Bebeto Queiroz.
“Pronto. Arroxa”, respondeu, por escrito, Adriano Bezerra.
Expulso do PL por apoiar a candidatura do petista Evandro Leitão à prefeitura de Fortaleza e recém-filiado ao PSB, Júnior Mano é investigado por envolvimento na manipulação das eleições em 51 cidades do Ceará.
Para a PF, o deputado teve um “papel central” no esquema.
As emendas
Em junho de 2024, a Comissão de Saúde da Câmara aprovou uma emenda de 1,5 milhão de reais para o Fundo Municipal de Saúde de Choró, montante que foi repassado na íntegra ao município.
12% desse dinheiro corresponde a 180 mil reais.
O que dizem os envolvidos na denúncia?
A assessoria de José Guimarães disse à Piauí que desconhece o assessor de Júnior Mano, com quem Bebeto conversou sobre o desvio da emenda.
Os demais envolvidos na denúncia não se manifestaram.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
EUD
02.01.2025 17:05Esse Ladrão Deverá Ser Substituido Pelo Lindinho Na Liderança Do Governo Na Câmara. Sai O Ladrão Entra O "IGNÓBIL" !!!!!KKKKKKKK
Ademir Fenicio
02.01.2025 17:01Má vá, non ci credo! pt não agasalha delinquente.
Marian
02.01.2025 16:14Nãooo! Surpreendente! Estou apatetada.
Jorge Alberto da Cunha Rodrigues
02.01.2025 15:26José Guimarães é mais conhecido como Capitão Cueca (cujo assessor foi pego com muitos dólares na cueca).
Gilberto Aparecido Americo
02.01.2025 15:20Que surpresa!