Justiça autoriza uso de força policial para encerrar ocupação na PUC
Segundo juiz, imagens anexadas ao processo mostram “ocupação agressiva, com depredação do patrimônio e fechamento de diversos pontos de acesso”
A Justiça de São Paulo determinou a desocupação do campus da PUC-SP em Perdizes, na zona oeste da capital, ocupado por estudantes desde a noite de quarta-feira, 21.
A decisão, concedida liminarmente pelo juiz Marcelo Augusto Oliveira, da 41ª Vara Cível, autoriza o uso de força policial e impõe multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.
Segundo o magistrado, imagens anexadas ao processo mostram “ocupação agressiva, com depredação do patrimônio e fechamento de diversos pontos de acesso”, inclusive saídas de emergência, o que configuraria risco à segurança.
A mobilização, liderada por coletivos e centros acadêmicos, alega episódios de racismo dentro da universidade, falhas estruturais e dificuldades enfrentadas por alunos bolsistas.
Os estudantes também apontam a queda de parte do teto de um dos prédios e a presença de um rato no restaurante como exemplos do descaso da instituição com a infraestrutura.
Em nota, a Fundação São Paulo, mantenedora da PUC, afirmou que busca “garantir o bom funcionamento da universidade” e que “acredita no diálogo e no bom senso dos ocupantes”. A fundação também informou que solicitou a apuração de eventuais danos ao patrimônio.
A universidade ainda não informou se pretende cumprir imediatamente a ordem de reintegração com o auxílio da polícia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Denise Pereira da Silva
25.05.2025 11:18Poderiam prender os “estudantes” por “raticismo estrutural”. Afinal, estão impedindo um ratinho de se alimentar dentro das estruturas do restaurante universitário.
Fabio B
24.05.2025 11:39Um absurdo depender de "justiça" para autorizar que a polícia possa agir. Por isso a bandidagem deita e rola.