Jerônimo Teixeira na Crusoé: O batom na estátua vale por uma confissão

26.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Jerônimo Teixeira na Crusoé: O batom na estátua vale por uma confissão

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 29.03.2025 08:55 comentários
Brasil

Jerônimo Teixeira na Crusoé: O batom na estátua vale por uma confissão

A cabeleireira que escreveu “perdeu, mané” no monumento em frente ao STF expressou a ilusão de vitória dos bolsonaristas que depredaram Brasília

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 29.03.2025 08:55 comentários 0
Jerônimo Teixeira na Crusoé: O batom na estátua vale por uma confissão
Audiência sobre aceitação da denúncia da PGR na Primeira Turma. Foto: Antonio Augusto/STF

Como são tristes os heróis do bolsonarismo.

Não falo do ex-capitão que dá nome ao movimento, nem de seu filho que agora inventou de se apresentar como exilado político, nem da ruidosa multidão de influenciadores e youtubers que monetizam a pregação do radicalismo reacionário.

Os brasileiros comuns que, insuflados pela retórica bruta do grande líder, hoje estão na cadeia pela participação na Intentona Tonta de 8 de janeiro de 2022 – estes, sim, são tristes.

A mártir bolsonarista do momento me parece a figura mais triste de todas. Mas estava sorrindo quando deixou uma mensagem escrita a batom na estátua da Justiça, em frente ao STF: “perdeu, mané”.

Garota propaganda da anistia

Débora Rodrigues dos Santos é cabeleireira e mãe de dois filhos.

Morava em Paulínia, interior de São Paulo, e hoje está presa em Rio Claro enquanto aguarda a conclusão de seu julgamento pelo STF, no qual responde por cinco crimes.

Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já votaram para condená-la a 14 anos de prisão. Luiz Fux pediu vistas do processo, que agora está em suspenso.

Compreende-se por que o bolsonarismo adotou-a como garota propaganda da anistia. Parece um excesso encarcerar por mais de dez anos uma jovem mãe de família sem antecedentes criminais só por umas garatujas na estátua de Alfredo Ceschiatti.

Os filhos dão ao caso uma nota de melodrama.

Entrevistada pelo site Metrópoles na saída de uma visita à prisão, Cláudia Rodrigues, irmã de Débora, falou da angústia dos meninos que há dois anos já não comem as refeições preparadas pela mãe e nem contam com a ajuda dela nas lições de casa.

Eu lamento pelos garotos. Nenhuma criança merece ser afastada da mãe de forma tão drástica.

Lamento ainda mais as escolhas que Débora fez.

Na entrevista, Cláudia Rodrigues garantiu que sua irmã está arrependida. A mensagem na estátua teria sido um “ato impensado”, no “calor das emoções“.

Ninguém, disse Cláudia, “sai de casa de batom na mão” para “pensadamente” escrever em um monumento público.

Só que Débora Rodrigues não saiu de sua casa em Paulínia na manhã de 8 de janeiro de 2023. Ela já estava em Brasília para marchar com a Horda Canarinha sobre a Praça dos Três Poderes.

O que encontrei na imprensa sobre Débora Rodrigues está quase integralmente transcrito alguns parágrafos acima.

Nada ali ajuda a entender por que ela largou casa, filhos e salão de beleza para subir no pedestal da Justiça com o batom na mão.

Nada explica como a mãe extremosa se converteu em militante extremista.

Duas palavrinhas infelizes

A frase “perdeu, mané” é citada quatro vezes no voto de Moraes pela condenação de Débora Rodrigues dos Santos, sempre para documentar crimes contra o patrimônio público.

Os crimes mais graves atribuídos à moça do batom, porém, são de natureza política: tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado de Direito respondem por nove anos e meio dos 14 a que os votos de Moraes e Dino a condenariam.

É curioso que Moraes, em seu voto, não tenha tecido qualquer consideração sobre o significado da frase traçada a batom. Ela quase vale como uma confissão.

Ao afirmar a derrota do tal “mané“, Débora estava proclamando a vitória de sua turma – aliás, de sua turba.

A origem das duas palavras é bem conhecida. Foi a resposta que Luís Roberto Barroso deu a um militante bolsonarista que o acossou nas ruas de Nova York, em novembro de 2022. “Perdeu, mané. Não amola”, disse o ministro.

Débora devolveu a…

Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Crusoé: A fatura chegou para a Rússia

Crusoé: A fatura chegou para a Rússia
2

Renan diz se ‘beneficiar’ de vídeo de Michelle sobre Flávio

Renan diz se ‘beneficiar’ de vídeo de Michelle sobre Flávio
3

79% dos brasileiros apoiam redução da maioridade penal

79% dos brasileiros apoiam redução da maioridade penal
4

Itamaraty confirma dois brasileiros entre vítimas de terremoto na Venezuela

Itamaraty confirma dois brasileiros entre vítimas de terremoto na Venezuela
5

Não vi e nem vou ver, diz Ciro Gomes sobre vídeo de Michelle

Não vi e nem vou ver, diz Ciro Gomes sobre vídeo de Michelle
6

Crusoé: Ainda há limites?

Crusoé: Ainda há limites?
7

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets
8

“Foi muito pouco diante de tudo o que tem acontecido”, diz irmão de Michelle

“Foi muito pouco diante de tudo o que tem acontecido”, diz irmão de Michelle
9

Mendonça nega pedido de prisão domiciliar para Vorcaro

Mendonça nega pedido de prisão domiciliar para Vorcaro
10

Pior que o vídeo de Michelle foi a reação de Flávio Bolsonaro

Pior que o vídeo de Michelle foi a reação de Flávio Bolsonaro
1

Crusoé: Dirceu dá pitaco em disputa entre Flávio e Michelle

Crusoé: Dirceu dá pitaco em disputa entre Flávio e Michelle
2

Ala do PL defende isolamento de Michelle Bolsonaro

Ala do PL defende isolamento de Michelle Bolsonaro
3

"Divergências fazem parte", diz PL sobre Michelle e Flávio

"Divergências fazem parte", diz PL sobre Michelle e Flávio
4

Arruda vê Caiado pronto para a Presidência da República

Arruda vê Caiado pronto para a Presidência da República
5

Desabafo de Michelle é "pedido de socorro" contra PT e candidatura de Flávio, diz Janaina

Desabafo de Michelle é "pedido de socorro" contra PT e candidatura de Flávio, diz Janaina
6

"Só unidos venceremos", diz líder do PL após atrito entre Michelle e Flávio

"Só unidos venceremos", diz líder do PL após atrito entre Michelle e Flávio
7

PT pretende usar vídeo de Michelle para minar voto feminino de Flávio

PT pretende usar vídeo de Michelle para minar voto feminino de Flávio
8

Arruda aposta em candidatura e diz confiar no STF

Arruda aposta em candidatura e diz confiar no STF
9

“O assalto ao BRB é vergonhoso”, diz Arruda sobre caso Master

“O assalto ao BRB é vergonhoso”, diz Arruda sobre caso Master
10

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets

Crusoé: Tabata tenta atrair Cazé para movimento contra as bets
1

José Dirceu quer regular a TV Globo e o Jornal Nacional

José Dirceu quer regular a TV Globo e o Jornal Nacional
2

“Dark Horse”: Mendonça é relator de pedido de investigação de Flávio, decide Fachin

“Dark Horse”: Mendonça é relator de pedido de investigação de Flávio, decide Fachin
3

Crusoé: O grande tombo das criptomoedas

Crusoé: O grande tombo das criptomoedas
4

Número de mortos na Venezuela salta para 589

Número de mortos na Venezuela salta para 589
5

Crusoé: Palanques gigantes em aberto

Crusoé: Palanques gigantes em aberto
6

Crusoé: Venezuela ia reestruturar sua dívida. Aí veio o terremoto

Crusoé: Venezuela ia reestruturar sua dívida. Aí veio o terremoto
7

Crusoé: Rubio tem más notícias para Flávio Bolsonaro

Crusoé: Rubio tem más notícias para Flávio Bolsonaro
8

Banco Central liquida corretora investigada na operação sobre o Banco Master

Banco Central liquida corretora investigada na operação sobre o Banco Master
9

Governo prepara ofensiva contra propaganda de bets durante a Copa

Governo prepara ofensiva contra propaganda de bets durante a Copa
10

Ciro evita entrar em guerra entre Michelle e Flávio: “O PL resolve isso”

Ciro evita entrar em guerra entre Michelle e Flávio: “O PL resolve isso”

< Notícia Anterior

Ex-estrela de Grey's Anatomy cogita voltar para a série

29.03.2025 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Corinthians e Yuri Alberto tomam conta da premiação do Paulistão 2025

29.03.2025 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.