Jeep Avenger eHybrid: Conheça o futuro SUV híbrido de entrada da marca no Brasil Jeep Avenger eHybrid: Conheça o futuro SUV híbrido de entrada da marca no Brasil
O Antagonista

Jeep Avenger eHybrid: Conheça o futuro SUV híbrido de entrada da marca no Brasil

avatar
Redação O Antagonista
5 minutos de leitura 27.09.2024 11:04 comentários
Brasil

Jeep Avenger eHybrid: Conheça o futuro SUV híbrido de entrada da marca no Brasil

O Jeep Avenger e-Hybrid combina motor a gasolina com tecnologia elétrica.

avatar
Redação O Antagonista
5 minutos de leitura 27.09.2024 11:04 comentários 0
Jeep Avenger eHybrid: Conheça o futuro SUV híbrido de entrada da marca no Brasil
Foto: Jeep/Divulgação

Na maior parte do mundo, ainda não existem condições adequadas para comprar um carro elétrico. Até os híbridos plug-in (PHEV) são desaconselhados pela falta de infraestrutura de recarga. Assim, várias marcas apostam nos híbridos leves (MHEV) ou plenos (HEV) como opções mais baratas e versáteis. É o caso do Jeep Avenger eHybrid, futuro SUV de entrada da marca no Brasil, equipado com o sistema híbrido de 48V que, em breve, estará disponível no Compass nacional.

De acordo com Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis na América Latina, a fabricante estuda o lançamento do Jeep Avenger no Brasil. Há quem já crave sua produção nacional em Porto Real (RJ) a partir de 2026, como uma alternativa ao Renegade.

Como funciona o sistema híbrido do Jeep Avenger?

Enquanto não temos a confirmação no Brasil, já sabemos que o sistema híbrido leve de 48V deve estrear aqui até o fim do ano, no Compass. Trata-se do chamado Bio-Hybrid e-DCT, conjunto que combina um pequeno motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida.

É uma forma que as fabricantes encontraram para reduzir as emissões sem gastar muito e também aliviar a etiqueta do preço. Falaremos dele adiante.

Jeep Avenger eHybrid: Versátil e econômico?

No caso do Avenger europeu, a versão eHybrid de 27 mil euros faz a ponte entre o modelo apenas a gasolina e a configuração totalmente elétrica. E o que recebe o cliente com esse investimento intermediário?

O Avenger se destaca dos concorrentes graças ao formato angular da carroceria, fazendo jus à mais pura tradição da Jeep. As formas quadradas são mandatórias nos SUVs da marca americana, mas, nesse caso, as extremidades encolheram em comparação com outros modelos da Stellantis equipados com a plataforma CMP.

Quais são as características do interior?

O painel do Avenger é simples e limpo, com botões no lugar da alavanca de câmbio. Há controles físicos também para o ar-condicionado e algumas funções multimídia. Todas as superfícies são feitas de plástico duro, o que é normal num carro compacto.

Notam-se algumas imperfeições nos acabamentos do retrovisor interno, entretanto. Tanto o painel de instrumentos digital quanto a central multimídia têm 10,2’’. É possível até mudar os modos de visualização de acordo com a preferência pessoal.

Interior do Jeep Avenger eHybrid (Foto: Jeep/Divulgação)

Espaço interno e conforto

Quatro adultos podem viajar com bom nível de espaço, mas um quinto passageiro ficará mais apertado. O banco traseiro é duro e estreito na posição intermediária, além de ter o agravante do intrusivo túnel central.

No geral, pessoas com até 1,80 metro se acomodam bem, sobrando três dedos de distância dos joelhos até o banco dianteiro. Somados, os porta-objetos espalhados pela cabine têm 34 litros de volume. O porta-malas tem tamanho mediano de 380 litros, ainda superando o do Renegade.

Qual é o desempenho do Jeep Avenger eHybrid?

Mesmo dispondo de modos de condução como Areia, Neve ou Lama, o Jeep Avenger é um SUV de tração dianteira que se destina à selva urbana. Aventuras por vales e colinas serão esporádicas. A principal novidade é o sistema híbrido leve de 48 Volts — no Brasil será flex e se chamará Bio-Hybrid. No Avenger europeu, ele está ligado ao motor 1.2 PureTech três-cilindros turbo a gasolina. Aqui, será associado ao 1.3 GSE Turbo 270 flex. O motor elétrico rende 5 kgfm extras de torque e está integrado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

Apoiando esse sistema há uma bateria de 0,89 kWh. São 130 cv de potência e 20,5 kgfm de torque. Diferentemente de outros híbridos leves, esse sistema da Stellantis até traciona as rodas sem intervenção do motor a combustão. Durante ultrapassagens e retomadas, quando o 1.2 turbo é mais exigido, o Avenger se mostra barulhento. O isolamento acústico poderia filtrar melhor o inevitável ruído grave do motor de três cilindros. Em movimento, o Avenger eHybrid proporciona um desempenho razoável para o que se espera de um SUV urbano. Segundo a Stellantis, vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima.

Se considerarmos os tais 2 mil euros (R$ 12 mil) de diferença entre as versões a gasolina e MHEV de 48V, o motorista terá de rodar mais de 20 mil km para que o valor seja recuperado em economia de combustível. É algo que pode ser feito em pouco mais de um ano, com a vantagem de dispor de uma experiência mais suave ao volante.

Pontos positivos e negativos

  • Ponto positivo: Design agradável, bom consumo e agilidade na cidade
  • Ponto negativo: Acabamento simples, direção leve e espaço interno
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Lula passa por cirurgia de emergência para drenar hematoma cerebral

Visualizar notícia
2

Dólar já faz contato visual com Saturno, Gleisi

Visualizar notícia
3

Escritor Dalton Trevisan morre aos 99 anos em Curitiba

Visualizar notícia
4

Rússia toma peitada da Polônia na OSCE

Visualizar notícia
5

‘Fantasmas’ da Embratur na mira de técnicos do TCU

Visualizar notícia
6

Polícia prende outro suspeito de morte de delator do PCC

Visualizar notícia
7

Pimenta no banco de reservas

Visualizar notícia
8

Síria: ONU quer suspensão de ataques de Israel contra depósitos militares

Visualizar notícia
9

Barroso legisla sobre câmeras policiais?

Visualizar notícia
10

Barroso anuncia sexta temporada do inquérito das fake news

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

As principais fraudes digitais: Veja como se proteger

Visualizar notícia
2

Barroso anuncia sexta temporada do inquérito das fake news

Visualizar notícia
3

Pimenta no banco de reservas

Visualizar notícia
4

Zelensky: objetivo é preservar vidas e não armas em estoque

Visualizar notícia
5

Cronograma Auxílio-Gás 10/12: Veja como receber seu benefício

Visualizar notícia
6

Herói do metrô de Nova York "nunca mais terá um dia de paz", diz defesa

Visualizar notícia
7

Abu Dhabi encerra a Fórmula 1

Visualizar notícia
8

Senado avança na regulamentação da inteligência artificial

Visualizar notícia
9

Tudo o que você precisa saber antes de assistir O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim

Visualizar notícia
10

Bolsa Família 10/12: Saiba como sacar e consultar o benefício

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

Carro Jeep Avenger eHybrid Mercado brasileiro SUV híbrido
< Notícia Anterior

Crusoé: "Meu país está lutando por sua vida", diz Netanyahu na ONU

27.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Crusoé: Xeque do Hezbollah que radicalizava brasileiros é eliminado

27.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Barroso justifica decisão de Dino sobre emendas

Barroso justifica decisão de Dino sobre emendas

Visualizar notícia
“Prática obscena de patrimonialismo”: Camilo Santana quer esposa no TCE

“Prática obscena de patrimonialismo”: Camilo Santana quer esposa no TCE

Visualizar notícia
Homem destrói delegacia com carro por "vingança" a policiais

Homem destrói delegacia com carro por "vingança" a policiais

Visualizar notícia
As principais fraudes digitais: Veja como se proteger

As principais fraudes digitais: Veja como se proteger

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.