Janja é referência de quê?
Gleisi diz que Janja é "referência na luta por mais mulheres nos espaços públicos", mas a primeira-dama não conseguiu o único "espaço público" por que lutou até hoje
A Folha de S.Paulo noticia que o PT analisa candidaturas de mulheres nas eleições municipais deste ano para identificar campanhas em que a primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja (ao centro na foto), poderia ajudar. Soa mais como o contrário.
“Integrantes do PT estão mapeando as candidaturas de mulheres que disputarão as eleições municipais pelo partido neste ano para apresentar à primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. A ideia é identificar onde a socióloga pode atuar para alavancar essas candidaturas, inclusive com viagens aos municípios”, diz o jornal.
Segundo a presidente do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), Janja é “referência na luta por mais mulheres nos espaços públicos”. Mas a primeira-dama não conseguiu o único “espaço público” por que lutou até hoje.
Gabinete
Janja admitiu, em 2023, que queria um gabinete no Palácio do Planalto, porque “a primeira-dama dos Estados Unidos tem um”. Meses depois a Comissão de Ética Pública da Presidência arquivou um pedido de investigação sobre o “suposto desvio ético” do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, por destinarem uma sala à primeira-dama dentro do Palácio do Planalto.
Chegou a ser noticiado no início do governo Lula que Janja chefiaria um Gabinete de Ações Estratégicas em Políticas Públicas, mas o posto não se materializou. Hoje, ela não perde uma oportunidade de aparecer em público, como se viu na tragédia das chuvas do Rio Grande do Sul, e se define como “articuladora” do governo.
Não foi eleita
Em entrevista concedida em abril, a primeira-dama reclamou das críticas que recebeu por ter participado de eventos do G20: “Eu estava em uma reunião no G20 e todos ficam perguntando: ‘O que ela está fazendo lá com o presidente? Ela não foi eleita’. Dane-se, estarei sempre presente. Ninguém me concedeu aquele lugar. Eu o conquistei“.
A participação de Janja em campanhas da eleição municipal soa apenas como mais uma oportunidade para a primeira-dama aparecer mais do que devia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)