Janaina Paschoal nega ter fugido de evento LGBT após ser hostilizada
Vereadora afirma que foi convidada oficialmente e impedida de discursar em conferência promovida pelo governo de São Paulo
A vereadora Janaina Paschoal (PP-SP) se manifestou neste sábado, 2, após ser hostilizada em uma conferência LGBT promovida pelo governo de São Paulo.
Janaina afirmou que foi convidada oficialmente para participar da 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População LGBTQIA+, mas foi impedida de discursar e sofreu hostilização do público presente.
O evento ocorreu na sexta-feira, 1º, no CEU Carrão, na zona leste de São Paulo, e foi organizado pela Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, ligada ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Segundo a vereadora, ao chegar ao local foi informada de que poderia compor a mesa inicial por ser a única parlamentar presente, mas foi surpreendida com a ordem de que nenhum parlamentar teria direito à fala.
“Alguém precisa esclarecer que, depois de dez anos, é um governo de direita que está fazendo a Conferência Estadual LGBT+”, disse, durante o evento.
Sua fala foi seguida por vaias, gritos de “fascista” e “fora!”, e a parlamentar foi retirada do palco em meio a protestos.
Janaina negou ter fugido do evento e criticou versões divulgadas nas redes sociais.
“Eu imagino que alguém gravou o evento de ontem, na íntegra. Algum jornalista, minimamente isento, busque a íntegra, para que prevaleça a verdade. As pessoas estão criando fatos e frases. É vergonhoso! Eu desafio a organização a transmitir todas as falas! Talvez para que as pessoas não saibam, evitam transmitir! Muitos tópicos relevantes poderiam ter sido discutidos, independentemente de posicionamentos. Perdeu-se uma oportunidade ímpar de realmente discutir direitos. Assustador ler que eu disse que fui convidada! Como assim, eu disse? Eu iria inventar um e-mail, enviado por uma Secretaria de Governo para a Câmara? A partir de hoje, além de ligar para o cerimonial, vou ligar para os Gabinetes dos Secretários, antes de ir a qualquer evento. Eu recebi o convite e telefonei para o Cerimonial da Secretaria. Eu, agora, fico até achando que só enviaram o convite, para fazer essa maldade. Eu não me ofendo. Mas não baixo a cabeça, pois outras pessoas, menos fortes, podem não aguentar. Aliás, é justamente com isso que contam, não só os que agridem, mas também os que fingem querer proteger. ‘Saia para o seu próprio bem’, foi isso que ouvi dos representantes do Governador e do Prefeito! Só o que eu fiz foi, diante do absurdo, lembrar que a Conferência estava ocorrendo em São Paulo, promovida por um Governo de Direita, nada além disso!”, escreveu no X.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Aurea Marchetti Moraes
03.08.2025 00:22Foi lamentável, esse episódio.Eu vi o vídeo, e o qto foram agressivos com a Janaína. E olha que ela tentou, mas, a coisa foi se tornando mto animal e alguém conseguiu fazê-la se retirar. A democracia tá ficando distante com toda essa polarização.