Itamaraty celebra 40 anos do reatamento das relações diplomáticas com Cuba
Nota omite cenário calamitoso enfrentado pelos cubanos sob a ditadura de Miguel Díaz-Canel
O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota nesta sexta-feira, 26, celebrando os “40 anos de reatamento” das relações diplomáticas entre Brasil e Cuba.
“As relações entre os dois países consolidaram-se com a criação, em novembro de 1906, da Legação do Brasil em Havana, cujo representante residente seria também acreditado junto a outros cinco países centro-americanos. Rompidas em 1964, com a instauração do regime militar no Brasil, as relações com Cuba seriam restabelecidas, em 1986, no governo do Presidente José Sarney, cabendo ao Embaixador Ítalo Zappa a reabertura da Embaixada do Brasil em Havana”, diz a nota.
Segundo o Itamaraty, a ditadura cubana irá inaugurar no centro histórico de Havana, a “Casa Brasil”, uma “espaço permanente dedicado à promoção da cultura brasileira e ao intercâmbio educacional.”
“Administrada pela Oficina do Historiador da Cidade de Havana, a casa contará com programação dedicada às diferentes expressões artísticas e culturais brasileiras, além da realização de cursos, palestras e eventos”, finaliza.
Amigo de Lula
O presidente Lula (PT) nunca escondeu seu apreço e sua amizade com ditadores cubanos.
Em abril, o petista criticou o embargo dos Estados Unidos contra a ilha e defendeu que os americanos suspendam o “maldito bloqueio”.
“Estou preocupado com Cuba, muito preocupado. Cuba tem problema, mas é um problema dos cubanos, não é problema do Lula, da Claudia [Sheinbaum] ou do Trump. É um problema do povo cubano. Pare com esse maldito bloqueio a Cuba e deixe os cubanos viverem a vida deles. Não é possível que nós fiquemos quietos diante disso.”
A declaração ocorreu em meio ao agravamento da crise na ilha, marcada por escassez de combustível, apagões frequentes e falta de alimentos.
Cuba enfrenta uma das piores situações econômicas de sua história recente.
Para o petista, a culpa é dos americanos. Nunca da corrupção da elite cubana que ocupa o poder há anos.
Leia também: “Cuba também vai cair”, diz Trump
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Claudemir Silvestre
26.06.2026 17:18CUBA LIBRE !!! Mas graças ao Trump 🤣🤣🤣