Invasões frustradas de verão
Reportagem da edição mais recente da Crusoé trata das recentes invasões frustradas do MST. Após ter entrado em fazendas produtivas, o movimento sofreu retaliação de parlamentares...
Reportagem da edição mais recente da Crusoé trata das recentes invasões frustradas do MST. Após ter entrado em fazendas produtivas, o movimento sofreu retaliação de parlamentares, de pequenos produtores rurais e se tornou um abacaxi para o governo Lula.
“O que não ajuda o presidente é que o seu discurso é exatamente o mesmo do MST, e suas palavras em nada agradam a maior parte dos parlamentares. Em uma entrevista dada ao Jornal Nacional durante a campanha do ano passado, o então candidato petista disse que o grupo só invadia terras improdutivas. ‘Qual foi a terra produtiva que o sem-terra invadiu?’, perguntou Lula. Então, ele falou sobre o seu governo: ‘Porque o sem-terra invadia terras improdutivas, quem fiscalizava a terra era o Incra e quem pagava era o governo. Tinha hora que eu achava o seguinte: acho que o sem-terra está fazendo favor para os fazendeiros, porque está invadindo terras para o governo pagar’. Mas nenhuma das quatro áreas ocupadas nos últimos dias podem ser consideradas como tal. A Fazenda Limoeiro, que está sob inventário judicial para decidir o quinhão de cada herdeiro, é área de proteção ambiental e zona turística. É usada para campeonatos de motocross e por famílias, que foram autorizadas a plantar hortas de subsistência. Nas áreas da Suzano, há plantação de eucaliptos para a produção de celulose, que gera 7 mil empregos na região.”
Leia aqui a reportagem completa. Assine a Crusoé, a revista que fiscaliza TODOS os poderes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)