Hospitais privados de SP registram aumento nas internações por dengue
Segundo pesquisa realizada pelo SindHosp, as internações, por causa da dengue, tiveram um salto de 80% no primeiro mês deste ano
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), os hospitais privados paulistas registraram um aumento significativo de 80% nas internações por dengue.
O estudo foi realizado entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, ouvindo um total de 91 hospitais privados em todo o estado de São Paulo.
A faixa etária mais afetada pelos casos de dengue são pessoas entre 30 e 50 anos.
Casos suspeitos no pronto-atendimento
Nos serviços de pronto-atendimento, onde são atendidos casos de urgência e emergência, 89% dos hospitais registraram um aumento nos casos suspeitos da doença nos últimos 15 dias. Os testes positivos para dengue variaram entre 6% e 70%.
Em relação às internações, a maioria dos casos ocorreu em leitos clínicos, conforme relatado por 51% dos hospitais entrevistados. No entanto, 89% desses hospitais não tiveram aumento nas internações em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por dengue. Apenas 11% observaram um crescimento nas internações em leitos de terapia intensiva, chegando a até 5%. O tempo médio de internação para os pacientes em UTI foi de quatro dias.
O médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, afirmou que o surto está se espalhando rapidamente e que o único controle efetivo é o aumento das ações das autoridades sanitárias para orientar a população no controle da proliferação do mosquito transmissor e realizar ações diretas de combate ao mosquito.
São entregues as primeiras doses da vacina contra a dengue
Goiás e Distrito Federal são os primeiros a receberem as doses da vacina contra a dengue destinadas às crianças de 10 e 11 anos. A distribuição faz parte do plano do Ministério da Saúde de imunizar a população brasileira contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, até o final de março todos os 521 municípios selecionados para a campanha devem receber as doses destinadas ao público inicial.
À medida que novos lotes da vacina chegarem ao país, a faixa etária a ser imunizada será ampliada, chegando até os 14 anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)