Grupo de Ciro Nogueira tenta se desvincular de Jair Bolsonaro no Piauí
Justiça Eleitoral determinou que sites excluíssem posts que vinculavam o pré-candidato a prefeito de Teresina Sílvio Mendes ao ex-presidente
O grupo político do senador Ciro Nogueira (PP-PI), líder da minoria no Senado e uma das principais vozes de apoio a Jair Bolsonaro, tenta a todo se desvincular da imagem do ex-presidente da República.
Nesta semana, o juiz Washington Luiz Gonçalves Correia, da 63ª Zona Eleitoral de Teresina, determinou que sites como o Portal 180graus e paginas do Instagram chamadas Crush Teresina e Fuxico Teresina removessem postagens associando o pré-candidato a prefeito de Teresina Sílvio Mendes (União Brasil) ao ex-presidente da República.
O magistrado atendeu a uma solicitação do diretório estadual do União Brasil, que foi representado por Marcos Elvas. Na argumentação de Evas, as páginas distorceram e manipularam informações para influenciar negativamente o eleitorado piauiense.
Na decisão, o juiz disse que houve “propaganda negativa antecipada” e que o conteúdo das páginas tinha caráter falso e difamatório.
“É inquestionável que a postagem objeto da presente representação tem caráter de propaganda negativa antecipada e se mostra irregular, pois está em desacordo com a legislação eleitoral”, declarou o magistrado na decisão.
Essa não é a primeira vez que algo parecido acontece.
Em junho de 2022, o diretório estadual do PP no Piauí – partido de Ciro Nogueira, – ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral para desvincular a imagem de Jair Bolsonaro de seus pré-candidatos no estado.
Na época, o partido argumentou que houve inclusão fraudulenta da imagem de Bolsonaro em um dos folders de um evento a ser realizado na cidade de Floriano.
Naquele período, o palanque bolsonarista era formado pelos pré-candidatos Silvio Mendes (ex-prefeito de Teresina), Iracema Portela (pré-candidata a vice) e Joel Rodrigues (Senado).
“A representação eleitoral citada na notícia foi ajuizada com o intuito de impedir a disseminação de noticias falsas decorrentes de montagem feita na arte de divulgação do evento partidário que se realizaria na cidade de Floriano-PI, no dia 03 de junho de 2022. A inclusão fraudulenta da imagem do Presidente Bolsonaro no convite da reunião partidária tinha o condão de criar a falsa expectativa quanto à sua presença naquela ocasião, que não fazia parte da sua agenda nem de seu partido político, este com pré-candidato próprio ao Governo do Estado do Piauí“, explicou o PP na época por meio de nota oficial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)