"Governo mente": guerra de Fake News entre Secom e imprensa "Governo mente": guerra de Fake News entre Secom e imprensa
O Antagonista

“Governo mente”: guerra de Fake News entre Secom e imprensa

avatar
Catarina Rochamonte
4 minutos de leitura 09.05.2024 09:14 comentários
Brasil

“Governo mente”: guerra de Fake News entre Secom e imprensa

“Governo mente”, manchetou a Folha de S.Paulo, denunciando Fake News da Secom. Quando a imprensa próxima ao governo desmente o governo e o governo, por sua vez desmente a imprensa, parece que algo não vai muito bem.

avatar
Catarina Rochamonte
4 minutos de leitura 09.05.2024 09:14 comentários 4
“Governo mente”: guerra de Fake News entre Secom e imprensa
Reprodução/Instagram

O Governo Federal, por intermédio de Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), acionou o Ministério da Justiça na terça-feira, 7 de abril, para que investigue determinadas contas nas redes sociais sob alegação de que difundiam “narrativas desinformativas e criminosas vinculadas às enchentes e desastres ambientais ocorridos no Estado do Rio Grande do Sul.

O ofício é abusivo, com claro pendor censor e autoritário. No documento, há uma lista de contas, algumas anônimas, outras não, com a descrição das postagens consideradas problemáticas pelo chefe da Secom. Algumas postagens denunciadas sequer se referem a fatos, sendo apenas opiniões críticas à atuação do Governo Federal.

Na descrição das postagens a serem investigadas, o item 1 cita a conta “Pavão Misterious” por mencionar “os empresários que apoiam o Lula e que não moveram um dedo para ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul”; o item 2 alerta sobre críticas que circulam no Instagram sobre “falta de atenção” ao povo do Sul pelo Governo Federal: “usuários estão compartilhando que o Executivo ´foi rápido ao usar o avião da FAB para levar 125 toneladas de alimentos a Cuba e essa agilidade não foi utilizada no caso do RS”. Paulo Pimenta também escreve nesse item 2 que “há mensagens criticando a ausência de ministros no Sul do país”.

O item 9 aponta a usuária das redes sociais Steh Papaiano por ter publicado que “o estado como ente centralizador até agora só entregou dificuldade e ineficiência”. No item 10, o ministro cita como exemplo de narrativa que impera no campo da extrema-direita a publicação da influenciadora Fernanda Salles que diz o seguinte “Impressionante como 90% dos vídeos que chegam do Rio Grande do Sul mostram apenas civis ajudando no resgate de vítimas. Esse tragédia evidenciou a ineficácia e falta de vontade do Estado em proteger o cidadão. Vergonha para os políticos, honra para os heróis civis que estão salvando vidas”.

Onde está o crime?! O que precisa ser investigado? Que punição a Secom espera para esses cidadãos que emitiram sua opinião?! Não é normal em uma democracia que uma opinião apareça em um documento no qual um Ministro de Estado pede a justiça “que providências cabíveis sejam tomadas.

“Pedi que o ministro [Ricardo] Lewandowski (Justiça) desse uma entrevista à imprensa anunciando que vai pedir à Polícia Federal que abra procedimento, e que a AGU [Advocacia-Geral da União], junto com o Ministério da Justiça, irá acionar os órgãos competentes para consequente ação judicial e de responsabilização dessas pessoas”, disse Rui Costa, terça, 7 de maio, após reunião de ministros na sala criada pelo Palácio do Planalto para monitorar as ações no Rio Grande do Sul.

Diante de tal avanço autoritário, é pertinente e oportuna a iniciativa do Partido Novo e de outras lideranças de oposição de entrar com uma notícia-crime por abuso de autoridade contra o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

A Fake News oficial

Além de abusiva, a atuação da Secom mostra-se agora totalmente descredibilizada. Isso porque esse órgão da Presidência da República que requer investigação e punição para autores de “narrativas desinformativas” vinculadas à atuação do Governo na tragédia do Rio Grande do Sul foi vergonhosamente exposto como autor de narrativa desinformativa vinculada à atuação do governo frente a tragédia no Rio Grande do Sul.

“Governo mente”, manchetou a Folha de S.Paulo, denunciando que “A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) do governo Lula (PT) mentiu, nesta quarta-feira (8), ao afirmar em nota oficial que o governo brasileiro não recusou oferta de ajuda do Uruguai para operações de socorro às vítimas das cheias no Rio Grande do Sul”.

A Secom, por sua vez, dobrou a aposta na Fake News e escreveu uma nota à imprensa contra a imprensa:Folha acusa o governo de mentir, mas não mostra qual a mentira”, diz o título da nota oficial da Secretaria de Comunicação Social, publicada em 8 de maio.

Quando a imprensa próxima ao governo desmente o governo e o governo, por sua vez, desmente a imprensa, parece que algo não vai muito bem. O povo do Rio Grande do Sul já entendeu que não pode esperar nem por um nem por outro. Talvez isso explique o desespero de ambos.

Brasil

Imposto de Renda 2024 para empreendedores: entenda as mudanças

20.05.2024 06:00 3 minutos de leitura
Visualizar

Roteiro Antagonista: Baixando

Visualizar

Confira line-up do rock in rio 2024

Visualizar

Empresas de consultoria meteorológica ganham mercado

Visualizar

Uber no Brasil completa 10 anos

Visualizar

Protestos em Porto Alegre incendeiam dois ônibus com coquetéis molotov

Visualizar

Tags relacionadas

Chuvas no Rio Grande do Sul criminalização das fake news
< Notícia Anterior

Renan Filho e Mauro Vieira entram na mira da oposição na Câmara

09.05.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Tragédia no RS: número de mortos sobe para 107

09.05.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Catarina Rochamonte

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (4)

Carlos Renato Cardoso Da Costa

2024-05-09 14:33:01

1- os políticos querem o privilégio da mentira apenas para eles. Se vamos penalizar criminalmente a mentira eu quero perdas de mandatos para político que não cumpre promessa de campanha; 2- tanto se pintou a "desinformação" como bicho papão que tudo vale para matá-lo, que se lixe a liberdade de expressão!


Nelson Pereira Cacheta

2024-05-09 10:37:00

Infantilizado


Nelson Pereira Cacheta

2024-05-09 10:36:27

Vindo do Montanha o que se poderia esperar? Um cara infantilidade num cargo muito maior que ele


Fabio

2024-05-09 09:54:45

A mudança de governos não parece ter alterado a incapacidade crônica e constante de lidar com crises, principalmente as mais graves... Temos um Estado dispendioso e completamente ineficaz quando mais se necessita de sua ação.


Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Imposto de Renda 2024 para empreendedores: entenda as mudanças

Imposto de Renda 2024 para empreendedores: entenda as mudanças

20.05.2024 06:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Roteiro Antagonista: Baixando

Roteiro Antagonista: Baixando

20.05.2024 05:59 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Confira line-up do rock in rio 2024

Confira line-up do rock in rio 2024

19.05.2024 22:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Empresas de consultoria meteorológica ganham mercado

Empresas de consultoria meteorológica ganham mercado

19.05.2024 21:45 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.