Governo Lula descarta classificar PCC e CV como terroristas
Secretário disse a representante do governo Trump que o Brasil tem atuado no combate às facções criminosas
O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, disse a David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos EUA, que discorda em classificar as facções criminosas PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) como organizações terroristas, segundo a Folha de S.Paulo.
“Não consideramos as facções organizações terroristas. Em primeiro lugar, porque isso não se adequa ao nosso sistema legal, sendo que nossas facções não atuam em defesa de uma causa ou ideologia. Elas buscam o lucro através dos mais variados ilícitos”, afirmou.
Para Sarubbo, o governo Lula tem “dado respostas e trabalha ativamente na construção de políticas públicas combatendo essas facções, inclusive fortalecendo a integração com os demais países da América Latina”.
Na reunião, os representantes americanos pediram ao Brasil para que enquadre as organizações criminosas como terroristas.
As autoridades estrangeiras explicaram que, no ano passado, a embaixada negou o visto para 113 pessoas que foram indicadas com conexões com grupos criminosos.
Logo após tomar posse, o presidente Donald Trump classificou as gangues Tren de Aragua, da Venezuela, e MS-13, de El Salvador, como organizações terroristas.
Sanções a Moraes?
A visita de Gamble e da comitiva americana foi divulgada na última sexta-feira, 2, pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que afirmou que o americano se reuniria com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Eduardo disse ainda que os encontros poderiam servir para discutir eventuais sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nos EUA desde março, o parlamentar licenciado articula com aliados de Trump para que sanções sejam aplicadas contra Moraes.
Leia mais: “Embaixada confirma visita ao Brasil de chefe de sanções do governo Trump”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
GIL FERREIRA FERNANDEZ
07.05.2025 17:23Mas, é óbvio. Como congèneres, eles se protegem! Não é mesmo?
Luiz Filho
07.05.2025 16:15Criminosos se protegem. Quem se esqueceu dos “diálogos cabulosos” com o pt? Mensalão, Petrolão e agora o Aposentão. E o luladrão já disse que Frei Chico é irmão do Bolsonaro?
Marcia Elizabeth Brunetti
07.05.2025 10:21Não podemos mais aceitar as infantilidades desse governo que se diz do amor, mas que é mesmo uma grande facção de vigaristas.
JOSE ROBERTO CARRARA
07.05.2025 09:27quando esse cara fala em "nossas facções não atuam a favor de uma causa,,,," o que ele quer dizer? nossas.....
Mariade
06.05.2025 23:08Que coisa hein!
Marcos Rezende
06.05.2025 22:19Bandidos são bandidos e tem quadrilha para se protegerem.
Claudemir Silvestre
06.05.2025 21:23Ahhhh ….. mas is brasileiros que protestaram no 08/01, ….. esses são terroristas …. Segundo este mesmo governo e o STF 🤷🏻🤷🏻🤷🏻🤷🏻
Fabio B
06.05.2025 20:19Relação cabulosa mesmo.