Governo Lula anuncia que vai pedir caducidade do contrato com Enel
Ministro de Minas e Energia, Nunes e Tarcísio de Freitas se reuniram nesta terça, 16
O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniram nesta terça-feira, 16, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para tratar da intervenção federal na concessionária Enel pela demora no restabelecimento da energia elétrica.
Em entrevista coletiva, Silveira anunciou que o governo federal pedirá a caducidade do contrato com a empresa italiana.
A caducidade ou extinção do contrato pode ocorrer quando a concessionária descumpre obrigações contratuais e não tem condições de manter a prestação de serviços à população.
Devido à passagem de um ciclone extratropical na semana passada, cerca de 2,1 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo.
Na segunda, 15, Nunes havia afirmado que não dá mais para “suportar e aturar” a lentidão da empresa para solucionar os problemas de energia elétrica relacionados ao vendaval e às chuvas da semana passada.
“Eu comentava agora, antes de entrar aqui, a gente, às 17:30… 19:30 de hoje, aqui na cidade de São Paulo tinha 39 mil imóveis sem energia, 160 mil pessoas. Agora, ao entrar aqui para o Roda Viva, já ia para 46 mil pessoas. Quer dizer, aumentou o número de domicílios sem energia na cidade de São Paulo. São Bernardo tinha 1.500, agora já foi para 15 mil. Então a gente não consegue entender como que essa empresa ainda permanece com a concessão de energia, devido a tantos e tantos problemas que ela tem causado para as pessoas. Lembrando que a gente teve problema em 2023, com 2,1 milhões de imóveis sem energia, 2024, com 2,3 milhões de pessoas sem energia. Agora, de novo, 2025, com 2,2 milhões de pessoas sem energia. E estamos no sexto dia. No sexto dia e ainda com problemas. Então é algo que não dá mais para a gente suportar e aturar. A população está sofrendo muito, e o governo federal precisa tomar uma atitude.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jose Diogo de Almeida
16.12.2025 18:56Incrivel ... ficamos em 3 quarteirões de Perdizes sem energia de 4a a sabado ... nesta área não caiu nenhuma arvore, nenhum fio sofreu danos, ou seja e não era nenhum problema serio, algum transformador deve ter desarmado ...e neste periodo não apareceu um caminhão da ENEL, conheço ha anos a região ... trabalho de 15 minutos ... a questão que eles estão faturando 1 bi e meio em conta por mês, gastando 200 mi ... como certeza o Nunes tinha razão não havia mais de 40 caminhões atendendo ...o pior que com tercerização, o nivel de profissional caiu muito a maioria é novato no ramo ... aqueles experientes foram demitidos ... que sem olhar já sabiam o problema ... onde era.