Golpes comuns em compras: Como se proteger no início do ano
Fique seguro durante as compras de início de ano. Aprenda a identificar golpes de cartão e online e seguir práticas seguras de compra.
O início do ano é um período propício para compras devido aos saldos e promoções que ocorrem após as festas de fim de ano. No entanto, as compras nesse período exigem cuidado redobrado para evitar fraudes. De acordo com a FecomercioSP, o Brasil foi um dos países mais impactados por ataques cibernéticos na América Latina em 2023. Com isso, consumidores precisam ficar atentos aos diferentes golpes, que incluem tanto fraudes online quanto aquelas realizadas em lojas físicas.
Entre os golpes mais frequentes estão os que envolvem falsas centrais telefônicas. Segundo a Febraban, golpistas entram em contato com consumidores alegando serem representantes de uma agência bancária sob investigação. Este e outros golpes destacam a necessidade de uma vigilância constante por parte dos consumidores.
Quais são os golpes mais comuns em compras com cartão?
Uma das estratégias mais utilizadas por fraudadores envolve a troca de cartões. Inadvertidamente, o consumidor pode ter seu cartão trocado após uma compra. O golpe é facilitado quando a senha do cartão é observada durante a transação. Para evitar tal fraude, é recomendado que o comprador sempre confira se o cartão devolvido é o seu e verifique o valor que aparece na tela da maquininha de cartão.
Outro golpe frequente é o da maquininha quebrada. Aqui, o vendedor intencionalmente esconde informações na tela, cobrando valores superiores. Dessa forma, o consumidor só percebe o erro após algum tempo. Cuidados com a verificação do valor e atenção ao estado da maquininha ajudam a evitar esse problema.
Como identificar e evitar falsas vendas online?
Com o crescimento das vendas online, os golpes virtuais se tornaram comuns. Entre eles, estão as falsas lojas virtuais que oferecem produtos a preços muito baixos. Golpistas criam sites que imitam grandes varejistas para enganar os consumidores. Para identificar um site falso, é essencial verificar a URL e desconfiar de promoções excessivamente vantajosas.
Recomenda-se que os consumidores façam pesquisas em sites confiáveis, digitem o endereço da loja diretamente no navegador e chequem a reputação da empresa em plataformas como Reclame Aqui. Esses passos simples podem proteger o comprador de fraudes virtuais.
O que fazer ao suspeitar de uma tentativa de golpe?
Se o consumidor sentir que está sendo alvo de uma tentativa de fraude, a ação mais segura é interromper imediatamente qualquer comunicação com o golpista. Consultar os canais oficiais do banco ou da empresa em questão pode fornecer segurança adicional. Segundo a Febraban, nenhuma instituição bancária solicitará informações pessoais sensíveis ou senhas por telefone ou e-mail.
O uso de serviços como a plataforma Registrato do Banco Central permite que os consumidores monitorem suas informações financeiras pessoalmente. Além disso, adotar práticas como o uso de bloqueadores de anúncios e verificar sites suspeitos ajuda a manter a segurança online.
Como os consumidores podem ficar mais seguros em suas compras?
Para garantir compras seguras, tanto físicas quanto online, os consumidores devem estar sempre alertas e informados sobre as técnicas dos golpistas. Manter-se atualizado sobre as recomendações de órgãos como a FecomercioSP e Febraban pode fazer a diferença na hora de realizar transações seguras.
Além das recomendações já mencionadas, adotar práticas de segurança, como não salvar senhas em dispositivos desconhecidos e verificar frequentemente as faturas do cartão, são formas eficazes de se proteger. Com atenção e precauções adequadas, é possível evitar fraudes e aproveitar as compras de início de ano com tranquilidade.
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