Gleisi Resiste
Presidente do PT sai em defesa de influenciador que responde a 15 processos na Justiça por calúnia e difamação e, como era de se esperar, acusa os críticos de Thiago dos Reis de... fake news
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), resolveu sair em defesa de Thiago dos Reis (foto), cujas fake news estão sob escrutínio mais intenso desde a revelação de detalhes do funcionamento do gabinete do ódio (eles preferem chamar de “ousadia”) do governo Lula. Naturalmente, Gleisi diz que Thiago está sendo vítima de… fake news.
“Hoje a mídia bolsonarista noticia que o influenciador Thiago dos Reis está foragido e com prisão em aberto. Isso é MENTIRA! O processo a que se referem é do pai dele, que agredia sua mãe. Thiago poderia pagar três meses de pensão e tirar o pedido de prisão, mas se recusou a fazer. A mentira bolsonarista não para. Nossa solidariedade ao @ThiagoResiste”, disse a deputada em seu perfil no X. Aparentemente, a “mídia bolsonarista” é toda aquela que não é a mídia petista.
Como de costume, a mensagem de Gleisi diz mais do que pretendia. É impossível sustentar o discurso de combate a fake news e, ao mesmo tempo, defender um notório disseminador de desinformação como Thiago dos Reis, cujas fake news atingiram recentemente 1 bilhão de visualizações no YouTube. Assim como a presidente do PT, o influenciador colaborou para esvaziar um pouco mais de sentido a expressão fake news ao reagir às críticas.
Calúnia e difamação
O youtuber, que já chegou a anunciar a morte de Jair Bolsonaro, entre outras mentiras, e enfrenta 15 processos por calúnia e difamação na Justiça, respondeu assim, no X, à reportagem do Estadão sobre sua atuação:
“ATENÇÃO!! O Estadão segue me atacando com fake-news e difamando, são várias matérias durante todo o dia!! Querem criar 1 narrativa de que existe “gabinete do ódio” do PT a todo o custo. EIS O DESESPERO, pois sabem que seus bandidos de estimação vão PRESOS e que suas fake-news como “dama do tráfico” e “delações da Lava Jato” JAMAIS voltarão a enganar alguém!! Quem me apoia, peço que comente: ESTOU COM THIAGO.”
A expressão “ESTOU COM THIAGO” de fato ficou por algum tempo entre os temas mais comentados no X, comprovando que aqueles governistas que se dizem contra fake news só estão interessados mesmo em prejudicar os adversários. Mas a expressão “THIAGO NA CADEIA” surgiu entre os destaques na rede social logo em seguida.
E a AGU?
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) provocou, na quarta-feira, 12, a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, da Advocacia Geral da União (AGU), a agir contra a desinformação disseminada por Thiago dos Reis.
“A Portaria Normativa PGU/AGU nº 16, de 4 de maio de 2023, estabeleceu as competências da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia e que foi criada com a missão de atuar com o foco na guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas, entre outras”, argumentou a senadora, destacando o alegado objetivo da AGU de combater fake news.
A AGU também vai resistir a cumprir o papel com que se comprometeu? E o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que prorrogou o inquérito das milícias digitais nesta semana, incluirá as denúncias sobre o ‘exército do zap’ do Instituto Lula nas investigações?
As atitudes dos ardorosos (alegados) combatentes das fake news estão sob questão diante de tantas mentiras ditas aberta e livremente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)