Gilmar sobre Moraes: “Nós o apoiamos de maneira inequívoca”
Declaração foi dada em meio a rumores de que o decano possa ser o próximo alvo de sanções com base na Lei Magnitsky
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, reforçou nesta terça-feira, 12, “de maneira inequívoca” seu apoio ao colega Alexandre de Moraes, alvo de sanções com base na Lei Magnitsky.
“Nenhum incômodo quanto às decisões do ministro Alexandre de Moraes, que, como eu já disse em outro momento, cumpriu e cumpre um papel importantíssimo na defesa da democracia brasileira. Nós o apoiamos de maneira inequívoca. Isto tem que ficar bastante claro”, disse o decano a jornalistas em Brasília.
Gilmar afirmou que Moraes é “apenas o relator” das ações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Ele é apenas o relator. Nós estamos tomando decisões colegiadas, seja no pleno [plenário], seja na [Primeira] Turma, em nome do Supremo Tribunal Federal”, disse.
Gilmar é o próximo alvo?
Como mostramos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem dito a pessoas próximas que pretende atuar para que Gilmar seja o próximo alvo de sanções do governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky.
A tendência é que esse assunto seja discutido em reunião que o parlamentar terá com as autoridades dos Estados Unidos na quarta-feira, 13.
A informação foi divulgada pelo jornal O Globo e confirmada por O Antagonista junto a aliados de Eduardo.
O deputado federal tem manifestado incômodo pelo endosso feito por Gilmar às ações de Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar disso, há um sentimento no Supremo de que Moraes não conta mais com o apoio unânime do Tribunal nas ações relacionadas ao 8 de janeiro e processos correlatos.
“[Não há] Nenhum desconforto [entre os ministros]. O Alexandre de Moraes tem toda a nossa confiança e o nosso apoio”, disse Gilmar na semana passada a jornalistas em Brasília.
Além de Gilmar, outro potencial alvo futuro é o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP).
Leia também: PSOL quer proibir aplicação da Lei Magnitsky no Brasil
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
ger
13.08.2025 10:03Pensei que o apoio inequívoco fosse para a constituição e não para colegas.....
Annie 40
12.08.2025 23:43Seria correto e merecido
Eliane ☆
12.08.2025 15:43Por tudo que o Gilmar Mendes fez em relação ao Sergio Moro e Dallagnol;sim, gostaria que a Magnistky afetasse ele. Mas seria correto? Gostaria também que o Toffoli entrasse nessa lista dos próximos "afetados"pela lei Magnistky. Mas repito: não acho que essa lei seria o ideal para puni-los.