Gilmar acusa Eduardo Bolsonaro de cometer ato de lesa-pátria
O parlamentar deixou o país em fevereiro para articular, junto a autoridades norte-americanas, sanções a integrantes da Suprema Corte brasileira
Em resposta à aplicação da Lei Magnistsky ao ministro Alexandre de Moraes, o decano do STF, Gilmar Mendes, acusou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de cometer ato de lesa-pátria por sua atuação nos Estados Unidos.
A fala ocorreu durante a retomada da sessão do Poder Judiciário, nesta sexta-feira, 1º de agosto.
O parlamentar deixou o país em fevereiro para articular, junto a autoridades norte-americanas, sanções a integrantes da Suprema Corte brasileira. Eduardo argumenta que houve abusos na condução da ação penal sobre a tentativa de golpe, que mira o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Nesse sentido, venho manifestar meu mais veemente repúdio aos recentes atos de hostilidade unilateral, que desprezam os mais básicos deveres de civilidade e respeito mútuo que devem balizar as relações entre quaisquer indivíduos e organizações. Mas os fatos recentes se revelam ainda mais graves, porque decorreram de uma ação orquestrada de sabotagem contra o povo brasileiro, por parte de pessoas avessas à democracia, armadas com os mesmos radicalismo, desinformação e servilismo que vêm caracterizando sua conduta já há alguns anos”, declarou Gilmar, que prosseguiu.
“Afinal, não é segredo para ninguém que os ataques à nossa soberania foram estimulados por radicais, inconformados com a derrota do seu grupo político nas últimas eleições presidenciais. Entre eles, um deputado [Eduardo Bolsonaro] que, na linha de frente do entreguismo, fugiu do país para covardemente difundir aleivosias contra o Supremo Tribunal Federal, num verdadeiro ato de lesa-pátria”, declarou o decano do STF.
Ele ainda fez questão de defender a atuação de Alexandre de Moraes nas ações penais relacionadas ao ex-presidente da República.
“O alvo central contra quem as baterias dos radicais têm se voltado é o eminente Ministro Alexandre de Moraes, que, como todos sabem, é o responsável pela apuração da tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do governo eleito em 2022. Não é de hoje que o Ministro Alexandre tem sido alvo de críticas infundadas em torno da condução dessas investigações. Sobre isso, sempre digo e repito: a atuação do Supremo e de seus ministros não está imune a críticas; elas são bem-vindas quando, num gesto de boa-fé, procuram aperfeiçoar o funcionamento das instituições”, declarou o decano do STF.
Mais informações em instantes
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Amaury G Feitosa
01.08.2025 11:24Este crápula tem moral para acusar alguém de mal feitos ???
Roberval
01.08.2025 11:10Anti americano, anti imperialismo e lesa pátria! Sentimentos de ditaduras de esquerda ou direita. Próximo passo são execuções. Forca, fuzilamento ou "envenenamento? O que estão fazendo com o Brasil?
Roberval
01.08.2025 11:07Anti ameri