“Fracasso”, diz Haddad sobre ato pró-Bolsonaro
Ministro da Fazenda defendeu o Lula após o ex-presidente dizer que "jamais passaria a faixa para um ladrão"
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou nesta segunda-feira, 30, como um “fracasso” a manifestação organizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo pastor Silas Malafaia na Avenida Paulista no domingo, 29.
Segundo a estimativa do grupo de pesquisa “Monitor do Debate Político”, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em parceria com a ONG More in Common, o ato reuniu 12,4 mil pessoas no horário de pico.
Haddad defendeu o presidente Lula (PT) após Bolsonaro dizer, em cima do trio elétrico, que “jamais passaria uma faixa a um ladrão.“
“Eu não posso deixar de mencionar o ataque que o senhor [Lula] sofreu do seu antecessor [Bolsonaro] nas redes sociais, que talvez tenha acordado chateado pelo fracasso do evento na paulista ontem [domingo] e resolveu lhe atacar”, disse Haddad em evento de lançamento do Plano Safra 2025/26.
O ministro também rebateu as críticas dos opositores presentes na manifestação sobre a proposta do governo Lula de aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
“Estão falando de aumento de imposto porque? Porque estamos fechando brechas? Fazendo o andar de cima pagar? Nós vamos continuar fechando todas as brechas, os jabutis, que no Brasil são órfãos de pai e mãe, aparecem em uma lei em geral para favorecer um grande empresário. Para tirar esse jabuti do regramento jurídico é um parto, e cada vez que a gente tira o jabuti da árvore, há uma grita de aumento de imposto. Isso não é aumento de imposto, é o mínimo de respeito com o trabalhador que paga as contas em dia”, afirmou.
Leia mais: Ato bolsonarista na Paulista reúne 12,4 mil pessoas, aponta levantamento da USP
Bolsonaro e o 8/1
Durante a manifestação, Bolsonaro se defendeu das acusações de envolvimento na trama golpista e afirmou que os atos do 8 de janeiro de 2023 foram orquestrados pela esquerda.
“No dia 30 de dezembro, graças a Deus, decidi sair do Brasil. Algo me fez sair do Brasil. Não era para não passar a faixa. Jamais eu iria passar a faixa para um ladrão. Jamais eu passaria a faixa para um ladrão.
Chegou o fatídico 8 de janeiro. Um movimento mais do que claro, orquestrado pela esquerda. Lula não estava em Brasília. No dia anterior, ele foi para Araraquara (São Paulo), pois sabia o que ia acontecer. Tanto é que as imagens, de mais de duzentas câmeras, sumiram. Tudo foi quebrado antes de aquelas pessoas que, em parte, estavam no acampamento, chegarem“, disse o ex-presidente.
Leia mais: Bolsonaro se defende de 8/1: “Movimento orquestrado pela esquerda”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
LuÃs Silviano Marka
30.06.2025 18:18Mas logo o "sucesso" em pessoa chamando os outros de fracassados. Era só o que faltava.
Marian
30.06.2025 17:36Não acho. Eu vivo numa realidade paralela?