Ford renasce no Brasil e amplia investimentos em tecnologia e inovação
Ford volta focando em veículos maiores e carros autônomos.
A montadora norte-americana Ford, que tinha encerrado suas operações de produção no Brasil em 2021, agora reforça sua presença no país com grandes investimentos em tecnologia e inovação. O foco da empresa está voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias e a ampliação de seu centro de pesquisas em Camaçari, na Bahia, que se tornou uma referência global interna.
Com uma equipe que saltou de 700 para 1.600 profissionais entre engenheiros e pesquisadores, o centro agora é responsável por um significativo volume de inovações, principalmente em software e sistemas automotivos. Ademais, o local já desenvolveu três novos motores utilizados em várias plataformas da Ford ao redor do mundo.
Por que a Ford escolheu o Brasil para expandir suas operações de tecnologia?
A decisão da Ford de transformar o Brasil em seu hub de desenvolvimento tecnológico não é por acaso. Além da mão de obra qualificada e criativa, o país oferece uma série de incentivos para o setor automotivo, como a recente aprovação do Programa Mover pelo Senado, que amplia os benefícios fiscais para empresas que apostam em tecnologias sustentáveis.
Ford se concentra em veículos de maior porte e carros autônomos
Em uma mudança estratégica, a Ford vem se concentrando no desenvolvimento e importação de veículos maiores como picapes, SUVs e veículos comerciais leves.
Essa nova abordagem já resultou em um crescimento considerável para a empresa, com um aumento nas vendas de 40% em 2023 comparado ao ano anterior. Além disso, continua a avançar nas pesquisas de veículos autônomos em seu centro de provas em Tatuí, São Paulo, evidenciando sua aposta nas tecnologias do futuro.
Outros investimentos consistentes no Brasil: Caso Airbus
Não é apenas a Ford que está expandindo seus horizontes no Brasil. A Airbus, gigante global da aeronáutica, também tem forte presença no país, com produção de helicópteros em Itajubá, Minas Gerais. A empresa incorpora muitas das inovações desenvolvidas no Brasil em seus produtos vendidos mundialmente, mostrando a capacidade e a qualidade da engenharia brasileira.
As ações da Ford e da Airbus exemplificam como o Brasil está se firmando como um polo atraente para investimentos em tecnologia e engenharia, mudando o cenário industrial do país e promovendo o desenvolvimento econômico através da inovação.
A retomada das atividades intensas da Ford no Brasil marca uma nova era não apenas para a empresa, mas para o setor automotivo brasileiro, que vê nesses investimentos uma chance de renovar suas forças e perspectivas economicamente favoráveis para o futuro.
- Centro de Pesquisa em Camaçari agora com 1.600 profissionais
- Produção de inovações em software e sistemas automotivos
- Foco em veículos de maior porte e tecnologia de autonomia
- Incentivo governamental através do Programa Mover
- Crescimento de vendas de 40% em 2023
Esse renovado comprometimento com o território brasileiro não só solidifica a posição da Ford no mercado como também reitera a confiança na capacidade de inovação e desenvolvimento industrial do Brasil. Acompanhe mais novidades seguindo as redes sociais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)