Ficha Limpa: Transparência Internacional Brasil ironiza Bolsonaro
No X, a ONG lembrou de quatro situações em que o ex-presidente minou o combate à corrupção para benefício próprio
A ONG Transparência Internacional – Brasil ironizou nesta segunda-feira, 10, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por sua defesa ao projeto de lei que esvazia a Lei da Ficha Limpa, apresentado pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS).
No X, a entidade lembrou de quatro situações em que Bolsonaro minou o combate à corrupção para benefício próprio.
“’Vou nomear um PGR fora da lista tríplice porque na lista só tem esquerdista’
‘Vou acabar com a Lava Jato porque não tem corrupção no meu governo’
‘Vou mudar o superintendente da PF no Rio porque querem f. minha família’
‘Vamos acabar com a Ficha Limpa porque só persegue a direita’
Confia.”
Leia mais: “Brasil quer ainda mais corruptos condenados voltando à cena?”
Indicação de Augusto Aras
Em 2019, o então presidente indicou o subprocurador-geral da República Augusto Aras para assumir o cargo de procurador-geral da República (PGR).
Na ocasião, o nome de Aras não integrava a lista tríplice entregue pelo Ministério Público.
Um ano antes, ele prometeu indicar “alguém que esteja livre do viés ideológico de esquerda, que não tenha feito carreira em cima disso”.
Por lei, Bolsonaro não era obrigado a escolher um dos nomes da lista tríplice do Ministério Público.
Fim da Lava Jato
Em pronunciamento no Palácio do Planalto, o ex-presidente disse, em 7 de outubro de 2020, ter acabado com a Lava Jato porque não havia corrupção a ser investigada em seu governo.
“Eu desconheço um lobby para criar dificuldade para vender facilidade. Não existe. É um orgulho, é uma satisfação que eu tenho, dizer a essa imprensa maravilhosa que eu não quero acabar com a Lava Jato. Eu acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo. Eu sei que isso não é virtude, é obrigação”, afirmou.
Após ser eleito, Bolsonaro indicou Sergio Moro como ministro da Justiça e Segurança Pública. Em abril de 2020, o ex-juiz da Lava Jato pediu demissão, acusando o ex-chefe de ter tentado interferir politicamente na autonomia da Polícia Federal, corporação responsável pelas operações da força-tarefa.
Superintendência da PF
Em abril de 2020, Bolsonaro reclamou, em uma reunião ministerial, que a PF não lhe dava informações e que não iria esperar alguém ‘foder sua família toda’ para trocar o superintendente da organização.
“Eu não vou esperar foder a minha família toda, de sacanagem, ou amigos meus, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura nossa. Vai trocar! Se não puder trocar, troca o chefe dele! Não pode trocar o chefe dele? Troca o ministro! E ponto final! Não estamos aqui pra brincadeira.”
Lei da Ficha Limpa
Inelegível até 2030, Bolsonaro agora defende a aprovação de um projeto de lei que visa reduzir o tempo de inelegibilidade previsto pela Lei da Ficha Limpa de oito para dois anos.
“‘Bolsonaro quer acabar com a Lei da Ficha Limpa’. Deixo claro que, lá atrás, eu votei favorável a esse projeto. Mas vamos lá. Para que serve a Lei da Ficha Limpa hoje em dia?”, disse o ex-presidente em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Se o projeto de lei for aprovado, Bolsonaro poderá estar apto para disputar a eleição presidencial em 2026.
Leia mais: Lei da barra limpa
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Fernando G C Furtado
10.02.2025 19:17A Transparência Internacional tocou na ferida sem dó. Contudo, se depender do Centrão e da 'direita', com o consentimento silencioso da 'esquerda', a Lei da Ficha Limpa já era, ficando praticamente inútil semelhante à legislação específica e alterada no gov. anterior. Restando a persecução criminal na PGR sobre a tentativa de golpe de Estado, poderá haver um acordão entre Lula, Centrão e o STF para livrar a barra do Bolsonaro, não dos outros envolvidos. E ele recuperando seus direitos políticos, canditar-se-á à PR novamente. E poderá ser eleger de novo se a economia naufragar até lá... Essa tragédia poderá se tornar Realidade, mostrando que o Centrão é quem ganha, não importando o candidato do 2º turno. Estamos fadados ao Subdesenvolvimento... 😖
Fernando G C Furtado
10.02.2025 19:07Respondendo ao comentário logo abaixo. Bolsonaro minou o combate à corrupção visando ele, a família e seus amigos a se livrarem de processos judiciais, como ficou claro naquela reunião ministerial. Seu efeito colateral foi livrar Lula, Eduardo Cunha, Geddel, e mais outros corruptos da cadeia...
Jorge Alberto da Cunha Rodrigues
10.02.2025 16:00Bolsonaro realmente minou o combate à corrupção. Mas o maior beneficiado com isso foi o Lula, não o próprio Bolsonaro. Bolsonaro chegou a proferir a bravata: "eu acabei com a Lava Jato".
Luiz Filho
10.02.2025 15:34Luladrão já era conhecido de todos. Preguiçoso, corrupto, mentiroso e pinguço. Bolsonaro não. Era uma esperança. Infelizmente TRAIU TODAS AS PROMESSAS DE CAMPANHA. Quis salvar Flavio rachadinha e para isso abaixou as calças para os togados
Jose Diogo de Almeida
10.02.2025 15:33Poxa ... não merecemos mais ... o tempo passou ... teve a chance de fazer direito e não fez ... vamos dar chance para outro que possa vencer o Lula, e orar para que este faça diferente do que o BOZO fez ... enfim teve a faca e queijo na mão e fez quase tudo errado ...