“Brasil quer ainda mais corruptos condenados voltando à cena?”
Apoiado por Jair Bolsonaro, o projeto de esvaziamento da Lei da Ficha Limpa já reuniu anteriormente os deputados Dani Cunha e Zeca Dirceu, filhos de Eduardo Cunha e José Dirceu, respectivamente

Enquanto Jair Bolsonaro (PL) tenta convencer a opinião pública de que reduzir o tempo de inelegibilidade previsto pela Lei da Ficha Limpa será positivo para o país, a ONG Transparência Internacional recordou no X quem mais está “à espreita” do esvaziamento da lei de combate à corrupção.
O movimento de enfraquecimento da lei começou com a deputada Dani Cunha (União-RJ, foto), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (à direita na foto), que teve o mandato cassado e foi preso preventivamente pela Lava Jato em 2016, mas voltou a ser um homem livre em 2021 e, desde então, tem tentado retomar sua vida política.
A proposta teve aprovação relâmpago na Câmara, graças ao apoio do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), filho de José Dirceu (PT), que apresentou requerimento de urgência para que ela não passasse pelas comissões da Casa.
A tabelinha da filha de Cunha com o filho de Dirceu passou na Câmara, com 345 votos a favor e 55 contra, e na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, liderada na época pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mas não chegou a ser votada pelo plenário da Casa.
Diante desse cenário, a Transparência Internacional questionou: “O Brasil quer ainda mais corruptos condenados voltando à cena?”
Leia mais: Lei da barra limpa
O Brasil não é dos brasileiros
Como mostrou a reportagem de capa da nova edição de Crusoé, políticos bolsonaristas, do Centrão e lulistas se uniram mais uma vez em benefício próprio.
O objetivo imediato é livrar a cara de Jair Bolsonaro, que foi declarado inelegível por oito anos, e reabilitá-lo politicamente para as eleições de 2026.
Mas, como o abrandamento da lei beneficiaria políticos encrencados de vários partidos, o movimento contra a legislação criada por iniciativa popular, após a coleta de 1,6 milhão de assinaturas, tem sido veladamente apoiado por petistas.
Como revelou com exclusividade O Antagonista, a ideia de uma proposta do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) é reduzir essa pena para dois anos.
O texto tem como relator o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) e está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Oficialmente, o PT está de olho no colegiado para tentar barrar a proposta.
Extraoficialmente, o partido também se mostra interessado no esvaziamento da Lei da Ficha Limpa.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Marcos Rezende
10.02.2025 10:48Bandidos são bandidos e tem quadrilha para se protegerem.
Um_velho_na_janela
10.02.2025 10:34A pergunta que o Brasil se faz: Até quando esse crápula, ex-capitão indigno, mentiroso e terrorista,, agitador subversivo golpista, corrupto, miliciano e ergofóbico continuará solto passando atestado de impunidade e certificado de Brasil Estado Criminoso?
Guilherme Rios Oliveira
10.02.2025 10:31Assim como a lei, de iniciativa popular, foi aprovada com pena de inelegibilidade de 8 anos, o povo deveria, através de um movimento sem precedentes, aumentar a inelegibilidade para por exemplo, 40 anos, porque assim diminuiríamos sensivelmente a corrupção no Brasil. Lancemos o movimento para aumentar a pena de 8 para 40 anos, sem efeito retroativo. A rotatividade entre os políticos seria enorme, dando mais chance aos honestos e que realmente se preocupam com o Brasil. Não é uma ideia excelente???
Fabio B
10.02.2025 09:36Nas redes sociais podem até se xingar, mas no congresso, o bolsopetismo e o centrão sempre de mãos dadas quando a matéria é impunidade e mamata.
Claudemir Silvestre
10.02.2025 08:35Enquanto tiver abestados votando nestes CANALHAS, eles vão continuar no poder e roubando dinheiro publico como sempre fizeram !! A mudança só pode vir pelo VOTO !!
Marcia Elizabeth Brunetti
10.02.2025 08:14E Pensar a quantide de criticos à LAVA-JATO que existe! Falar das falhas, dos grandes erros. E isso ai??? Tá certo? Tudo baseado em leis !!!!