FHC: “Como presidente, você tem que ouvir o outro”
Na Argentina, onde participou hoje de um seminário promovido pelo jornal Clarín, FHC disse que um presidente deve buscar o diálogo com as lideranças políticas, independentemente dos partidos aos quais elas pertençam...
Na Argentina, onde participou hoje de um seminário promovido pelo jornal Clarín, FHC disse que um presidente deve buscar o diálogo com as lideranças políticas, independentemente dos partidos aos quais elas pertençam.
“Um presidente simboliza, mais do que um partido, uma nação. Há que se dar conta de que o exercício da presidência requer colocar de lado a visão partidária”, afirmou o tucano.
“Não é fácil equilibrar”, prosseguiu FHC. “Mas, como presidente, você tem que ouvir o outro. Eu ouvi muitas pessoas e não queria saber qual era a correspondência [com o que pensava].”
FHC também disse que a “força institucional dos partidos e até dos Estados” vem diminuindo nos últimos tempos. E demonstrou preocupação com a ascensão do que chamou de “nacionalismo autoritário”.
“Com as redes sociais, formam-se tribos, comunidades. São novas formas de organização da sociedade que estão colocando partidos e velhas organizações em xeque. Os governos exigem certa estabilidade. Estávamos acostumados ao fato de que éramos contra o personalismo com a democracia partidária, mas agora temos Bolsonaro, Trump, Putin… É perigoso.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)