FGTS Digital: confira as mudanças que devem ocorrer
Conheça o FGTS Digital que promete mudar a rotina dos empregadores
Em uma importante mudança para empresas e colaboradores, o governo federal finalizou as modificações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), introduzindo a nova plataforma chamada FGTS Digital. A nova ferramenta começou a funcionar na última sexta-feira, dia 1º de março.
Fatos importantes sobre o FGTS Digital
A data para recolhimento do FGTS passará a ser o dia 20 de cada mês, e não mais o dia 7, como era antes. Além disso, a nova plataforma permite o pagamento através do sistema PIX, e usa o CPF do trabalhador para sua identificação, substituindo o uso do Número de Identificação do Trabalhador (NIT) ou do Programa de Integração Social (PIS).
A nova ferramenta passou por um período de testes entre agosto de 2023 e janeiro de 2024. Qualquer dúvida sobre seu uso poderá ser esclarecida nos dias 7 e 28 de março, no canal da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (Enit), através deste link.
O que é o FGTS Digital?
O FGTS Digital é um novo sistema federalmente integrado para o recolhimento e movimentação do Fundo de Garantia. Os valores continuarão a ser administrados pela Caixa Econômica Federal, porém a gestão da nova ferramenta será responsabilidade do Ministério do Trabalho.
Quais as mudanças para as empresas?
A principal transformação é a maneira como será feito o recolhimento do FGTS, que agora será exclusivamente através do PIX.
Outro ponto de destaque é a mudança na data de recolhimento do FGTS, que deixará de ser feito no dia 7 de cada mês e passa a ser no dia 20. A iniciativa promete economizar cerca de 36 horas por mês com as rotinas para realizar o recolhimento do FGTS, além de proporcionar uma economia de R$ 144 milhões para o governo com a diminuição dos custos operacionais do Fundo.
O que muda para os trabalhadores?
Para os colaboradores, a principal alteração também está na data de recolhimento do FGTS, que será no dia 20 de cada mês. Outro ponto importante é a nova forma de identificação do profissional, que agora será feita pelo CPF.
Pagamento do FGTS Digital por PIX?
Os recolhimentos dos valores referentes ao Fundo de Garantia só poderão ser feitos através do PIX a partir de agora.
As mudanças afetam principalmente os empregadores, que devem estar atentos aos prazos e regras para evitar penalidades.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)