Fernanda Gentil revela diagnóstico de paralisia de Bell
Fernanda Gentil abre o jogo sobre diagnóstico de paralisia de Bell. Descubra o que é, as causas e o tratamento para essa doença.
A jornalista Fernanda Gentil publicou um vídeo em seu canal do Youtube no sábado (24), revelando que foi diagnosticada com paralisia de Bell. Trata-se de uma condição que acarreta o enfraquecimento ou perda dos movimentos dos músculos em um dos lados do rosto.
Os primeiros sintomas
A apresentadora conta que começou a sentir a boca dormente após cumprimentar seu filho, Gabriel, com beijos quando foi buscá-lo no aeroporto, após o Carnaval. A dormência se repetiu ao encontrar seus afilhados. “Senti de novo um incômodo na boca, isso está estranho. Algum movimento que eu estou fazendo está me incomodando, me machucando”, relata no vídeo.
Diagnóstico da paralisia de Bell
Fernanda decidiu procurar ajuda médica ao desconfiar que algo não estava bem com sua saúde. Após consultas que descartaram a possibilidade de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), a jornalista concluiu com os médicos que está com paralisia de Bell.
O que é a paralisia de Bell?
Essa doença é caracterizada pela paralisia do nervo facial, causando o enfraquecimento ou perda súbita dos movimentos dos músculos do rosto. O nervo facial é responsável não apenas pela movimentação muscular, mas também pela salivação e estímulo das glândulas lacrimais.
Causas da doença
Entre as causas para a paralisia de Bell estão infecções virais como herpes labial e herpes zóster, que podem inflamar o nervo facial. Outros vírus como o da Covid-19, citomegalovírus e os da caxumba, rubéola, mononucleose ou gripe também podem causar a doença.
Sintomas da paralisia de Bell
Os sintomas da paralisia de Bell incluem dor atrás de um dos olhos, rigidez e paralisia em um lado do rosto, perda do paladar em uma parte da língua no lado afetado, dificuldade para enrugar a testa, piscar ou fazer careta em um lado do rosto, sensação de peso em um lado do rosto, e produção afetada de saliva, seja com boca seca ou excessiva de saliva.
Tratamento e recuperação
O tratamento da paralisia de Bell normalmente envolve o uso de medicamentos corticoides, como o prednisona, e de colírios, caso o movimento dos olhos seja afetado. Quando a paralisia é parcial, a maioria dos pacientes se recupera completamente em algumas semanas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)