EXCLUSIVO: em propaganda, governo Bolsonaro muda o tom e dirá que o Brasil “já tem vacina”
O Ministério da Saúde vai finalizar, nas próximas horas, a primeira peça publicitária da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. O Antagonista teve acesso ao roteiro do material, em tese, finalizado -- pequenos ajustes ainda poderão ser feitos até a veiculação...
![EXCLUSIVO: em propaganda, governo Bolsonaro muda o tom e dirá que o Brasil “já tem vacina”](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2021/01/Pazuello-Bolsonaro-1024x577.jpg)
O Ministério da Saúde vai finalizar, nas próximas horas, a primeira peça publicitária da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.
O Antagonista teve acesso ao roteiro do material, em tese, finalizado — pequenos ajustes ainda poderão ser feitos até a veiculação.
Trata-se de uma propaganda de um minuto em que o governo de Jair Bolsonaro tenta dar um cavalo de pau em sua narrativa da vacina, menosprezada pelo presidente da República até então.
O próprio Bolsonaro, aliás, avalizou o texto e pediu à equipe de comunicação do ministro Eduardo Pazuello para incluir no vídeo imagens de militares. O pedido foi prontamente atendido: a peça terá cenas de integrantes das Forças Armadas em operações de logística.
Em determinada momento, o narrador diz que, “com a união de todas as nossas forças”, “o Brasil já tem vacina contra a Covid-19, aprovada pela Anvisa” — até aqui, a única vacina distribuída para os estados é a Coronavac, a “vacina chinesa” que Bolsonaro tanto criticou. A vacina de Oxford também já recebeu autorização para uso emergencial, mas não há ainda disponibilidade de doses.
Em outra parte do vídeo, haverá a orientação, veja só, para que a população “continue se protegendo”. Uma das legendas dirá: “Use máscara e lave as mãos com água e sabão”.
A propaganda oficial do governo, depois de tanto negacionismo, mostrará a vacina como parte fundamental para o enfrentamento da pandemia. No fim do vídeo, o Zé Gotinha aparecerá dentro do mapa do Brasil fazendo sinal de positivo.
Não se fala em “tratamento precoce”. Também não há imagens de Bolsonaro oferecendo cloroquina a emas.
Leia a íntegra do texto:
“O Brasil é gigante. E o desafio de vacinar os brasileiros, também.
Um desafio que vai além da saúde. É uma questão humana…
E econômica, pois muita gente depende disso.
Ninguém pode ficar pra trás.
É… mas com a união de todas as nossas forças, o Brasil já tem vacina contra a Covid-19, aprovada pela Anvisa, chegando em todos os cantos do País. E ela é segura, eficaz e de todo o Brasil.
A vacina vai devolver para a Mariana a confiança para ela continuar salvando vidas.
Para o seu Isaías, a sua roda de amigos.
Para a Dona Regina, o sorriso que iluminava a vizinhança.
Para a Roseli, o carinho de seus alunos.
A gente ainda precisa se proteger, enquanto a vacina não chega a todos.
Juntos, vamos cuidar uns dos outros.
Em cada canto, terá proteção.
Somos um Brasil. Somos uma só nação.
Brasil imunizado. Somos uma só nação.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)