Ex-secretário de Saúde do DF vai depor na CPI da Covid em silêncio
A CPI da Covid marcou para a próxima quinta-feira (02/09) o depoimento do ex-secretário de Saúde do DF Francisco Araújo Filho. Ele conquistou uma liminar em habeas corpus, da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe garante o direito de permanecer em silêncio.
A CPI da Covid marcou para a próxima terça-feira (31/08) o depoimento do ex-secretário de Saúde do DF Francisco Araújo Filho. Ele conquistou uma liminar em habeas corpus, da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe garante o direito de permanecer em silêncio.
Alvo de duas operações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Falso Negativo e a Ethon, relacionadas a superfaturamento na compra de kits de testes de covid e de contratação de leitos de UTIs, Francisco Araújo chegou a ser preso no ano passado e responde na Justiça Federal por organização criminosa, fraude à licitação, fraude na entrega de uma mercadoria por outra e peculato.
Pelo Twitter, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), postou suspeita de que houve vazamento da Operação Falso Negativo, na manhã em que promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e policiais civis do DF cumpriram 74 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em sete estados (São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Paraná).
A Operação Falso Negativo foi deflagrada em 12 de julho do ano passado e teve como alvos integrantes da cúpula da Secretaria de Saúde do DF e empresários, como Francisco Maximiano, sócio-fundador da Precisa, empresa que negociou com o Ministério da Saúde o fornecimento de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotec.
No caso da Falso Negativo, a Precisa foi contratada para fornecer testes para detecção de covid-19.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)