Ex-ministros de Bolsonaro na mira da Comissão de Ética da Presidência
A comissão investigará cinco ex-ministros que participaram da reunião convocada por Jair Bolsonaro em 5 de julho de 2022
A Comissão de Ética Pública da Presidência abriu na terça-feira, 21, um processo para apurar a conduta de cinco ex-ministros do governo Jair Bolsonaro.
Os alvos são os ex-ministros Anderson Torres, da Justiça, Augusto Heleno (foto), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Bruno Bianco, da Advocacia-Geral da União (AGU), Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, da Defesa e Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU).
Eles participaram da reunião convocada por Jair Bolsonaro em julho de 2022, na qual o ex-presidente discutiu o que a Polícia Federal chama de uma “dinâmica golpista”.
Como o processo está em fase preliminar de apuração, a Comissão de Ética ainda ouvirá a defesa de cada investigado.
A reunião
Na reunião ministerial realizada em 5 de julho de 2022, antes do período eleitoral, o então ministro do GSI general Augusto Heleno afirmou que “tudo tem que ser feito antes das eleições”.
“Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições”, defendeu Heleno.
“Eu acho que as coisas têm que ser feitas antes das eleições. E vai chegar a um ponto que nós não vamos poder mais falar. Nós vamos ter que agir. Agir contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas. Isso pra mim é muito claro”, acrescentou.
Em outro momento da reunião, Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, comparou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a um inimigo e disse que a Comissão de Transparência Eleitoral é “pra inglês ver”.
“Nós temos reuniões pela frente, decisivas pra gente ver o que pode ser feito; que ações poderão ser tomadas para que a gente possa ter transparência, segurança, condições de auditoria e que as eleições se transcorram da forma como a gente sonha!”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)