Estados em alerta vermelho por onda de calor
Segundo o Inmet, as temperaturas máximas registradas nos cinco estados, que estão em alerta, podem chegar a ficar 5ºC acima da média
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para uma onda de calor que atingirá áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta está em vigor a partir de hoje, 14, e se estenderá até sábado, 16.
Segundo o órgão, as temperaturas máximas registradas nos cinco estados afetados podem chegar a ficar 5ºC acima da média.
As maiores marcas devem ser registradas na faixa oeste do Rio Grande do Sul, extremo oeste de Santa Catarina, extremo oeste do Paraná e faixa sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, as temperaturas podem alcançar até 8ºC acima da média.
Onda de calor
Para entender como se forma uma onda de calor, é necessário considerar dois principais fatores climáticos: massas de ar quente e seco e bloqueios atmosféricos. Segundo Maria Clara, a onda de calor ocorre quando as massas de ar quente e seco ganham força ao encontrar um bloqueio atmosférico, que impede o avanço das frentes frias.
Nesse contexto, as frentes frias se formam, mas são direcionadas para o oceano devido ao bloqueio atmosférico, enquanto a massa de ar quente no continente se fortalece, gerando a onda de calor. O bloqueio atmosférico contribui para a manutenção das altas temperaturas, disse reportagem do G1.
Os meteorologistas definem que uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
Terceira onda de calor do ano
No caso da terceira onda de calor atual, o ponto mais forte do sistema está posicionado na região do Chaco do Paraguai, o que explica as altas temperaturas nos estados do Sul e no oeste paulista.
O fenômeno El Niño também contribui para o estabelecimento das ondas de calor, deixando a atmosfera mais quente e potencializando as altas temperaturas.
As mudanças climáticas também têm sido apontadas como um fator que contribui para a ocorrência de eventos extremos, como as ondas de calor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)