Erika Hilton pede inelegibilidade de Eduardo por postagem sobre eleições
Deputada aciona PGE após parlamentar licenciado afirmar que não haverá eleições em 2026 sem anistia
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou no domingo, 6, uma representação na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGR) solicitando a declaração de inelegibilidade do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP, foto).
A ação trata de uma postagem de Eduardo, em sua conta no X, afirmando que “sem anistia não haverá eleição” em 2026.
Além da inelegibilidade, a parlamentar pede também a abertura de uma investigação sobre o caso.
Segundo Erika, a declaração de Eduardo representa uma ameaça direta à realização do pleito, caracterizando abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.
“Eduardo Bolsonaro ameaça o direito de todos os brasileiros e brasileiras de votar em 2026. Ele não fala como cidadão comum, mas como deputado federal, utilizando sua posição e sua estrutura pública para chantagear a democracia. É preciso uma resposta firme das instituições”, diz trecho do documento.
Erika também requer a suspensão cautelar da verba de gabinete e da equipe de assessores de Eduardo.
Post de Eduardo
A publicação de Eduardo Bolsonaro foi feita no contexto das discussões sobre uma possível anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
“A anistia é o mínimo, é a defesa tolerável da democracia. Querer flexibilizar a anistia soa como suavizar a vida de ditadores, que só respeitam o que temem. Sem anistia não haverá eleição em 2026”, escreveu no X.
O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe e outros crimes, tem sido o principal articulador junto à Casa Branca em favor da aplicação de sanções a autoridades brasileira e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)