Erdogan manifestou interesse em contar com Brasil para a COP-31, diz Lula
Turco está no poder há mais de 22 anos e busca experiência brasileira para evento climático
O presidente Lula (PT) informou ter conversado nesta quarta-feira, 21, com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, sobre Gaza e os “esforços de paz na região”.
Segundo o petista, Erdogan parabenizou o Brasil “pelo exercício das presidências do G20 e da COP-30, e manifestou interesse em contar com a experiência brasileira para a organização da COP-31, que será realizada em novembro próximo, na Turquia.”
“Também conversamos sobre temas da agenda bilateral e sobre a necessidade de ampliar e diversificar o comércio bilateral, o qual alcançou mais de 5,5 bilhões de dólares em 2025. Concordamos em organizar reuniões entre os setores privados de nossos países”, acrescentou.
Erdogan
Desde 2003, Erodgan está no comando da Turquia. Ele foi eleito em meio a uma grave crise econômica, o que abriu espaço para a mudança política.
Como primeiro-ministro turco, ele foi reeleito em 2007 e 2011.
Em 2014, Erdogan deixou o cargo de primeiro-ministro para se tornar presidente. Até então, a presidência era mais simbólica, mas ele buscava ampliar seus poderes.
Após uma tentativa de golpe militar em 2016, Erdogan convocou um referendo e a Turquia deixou de ser parlamentarista no anos seguinte.
Sob o sistema presidencialista, Erdogan concentrou mais poder em suas mãos.
Em 2018, foi eleito presidente e reeleito em 2023.
Erdogan é criticado por controlar o Judiciário, Exército e imprensa.
No ano passado, opositores foram às ruas para protestar contra o governo turco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
21.01.2026 19:37Sério?!!!